Apr
07

Zuum expande rede de banco por celular

por: Afonso Bazolli
fonte: Valor Econômico
06 de abril de 2015 - 18:07

Zuum-expande-rede-de-banco-por-celular-televendas-cobranca

Por: Ivone Santana

O serviço de banco por celular da Zuum, joint venture entre Telefônica Vivo e MasterCard, chega a São Paulo hoje. O produto é uma expansão da versão disponível há cerca de um ano e meio em Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Aracaju. Clientes de qualquer operadora podem contar com uma conta corrente virtual que pode ser movimentada por meio de um aplicativo e um cartão Zuum com bandeira MasterCard para saque e débito.

Ainda no primeiro trimestre, o serviço será lançado no Rio de Janeiro. O plano de expansão para o segundo semestre está em definição, disse Eduardo Abreu, diretor de marketing e produtos da Zuum. A meta é passar dos atuais 360 mil clientes ativos, que fazem uso frequente do sistema, para 460 mil até o fim do ano. O total de clientes que usam ocasionalmente o serviço é de 1,2 milhão de pessoas.

No fim do ano, a Zuum abriu o serviço, antes direcionado a usuários Vivo, para todas as operadoras, o que vai ajudar a ampliar a carteira da joint venture. Abreu disse que não foi necessário fazer acordos com as operadoras concorrentes, porque o produto é baseado em um aplicativo.

O produto é disponível para smartphones e “feature phones” – celulares básicos com algumas funções mais sofisticadas. O país conta hoje com 38,8 milhões de usuários de smartphones. Em 2014 foram vendidos 15 milhões de feature phones, segundo a consultoria IDC. A empresa estima que serão vendidos neste ano 63 milhões de smartphones ante 5 milhões de aparelhos mais simples.

Para criar uma conta virtual na Zuum, o usuário pré ou pós-pago baixa o aplicativo, registra-se e abre uma conta com nome, CPF e número do smartphone. Se for um feature phone, as informações são digitadas no celular com auxílio de um código. Não é necessário qualquer vínculo bancário.

Os depósitos podem ser feitos em dinheiro diretamente nessa conta nos locais de recarga da Vivo. Os 50 mil pontos da operadora em São Paulo estão sendo informados sobre a nova operação. Nas outras quatro capitais há um total de 25 mil pontos já disponíveis, segundo a Zuum.

Para fazer depósitos por internet, o cliente entra no site da Zuum e escolhe um dos bancos disponíveis: Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, HSBC e Banrisul. Depois, informa o número do celular a receber o crédito e o valor.

“Podemos atender a 80% das necessidades do público que não tem conta corrente em banco”, disse Abreu. O cliente pode fazer transferência de dinheiro, pagamento de contas e recarga de celular. Os saques – com tarifa de R$ 2,90 por movimento – e compras podem ser feitos pela rede Cirrus.

Segundo Abreu, a Zuum não cobra anuidade nem mensalidade, mas o cliente paga por algumas funcionalidades. A taxa por transferência de dinheiro e cada pagamento de conta é de R$ 0,99. O usuário que quiser comprar o cartão paga o valor único de R$ 14,90. Para os usuários da Vivo, essas tarifas são devolvidas em minutos no celular.

Em relação ao perfil dos usuários, Abreu disse que a maioria é composta por profissionais liberais e pais que fazem o depósito da mesada e recebem um SMS a cada transação feita pelos filhos.

A Zuum não revela o volume de dinheiro movimentado pelo aplicativo. Mas são realizados R$ 1 trilhão em pagamentos eletrônicos no Brasil, inclusive por celular, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. O artigo é ótimo, bastante informativo e completo, apreciei muito.

    Paulo Roberto em 15 de setembro de 2015 - 18:51

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: