Jun
20

Cade quer detalhe sobre a “Nova Serasa”

por: Afonso Bazolli
em: Normas
fonte: Valor Econômico
19 de junho de 2016 - 14:13

Cade-quer-detalhe-sobre-nova-serasa-televendas-cobranca

Por: Maíra Magro

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) declarou “complexo” o ato de concentração de Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú e Caixa Econômica Federal para criar uma gestora de inteligência de crédito (GIC) e pediu mais informações às instituições financeiras para avaliar a operação.

Em janeiro, os cinco bancos anunciaram o acordo de criar a GIC para desenvolver um banco de dados para conciliar informações cadastrais e creditícias de pessoas físicas e jurídicas que autorizem sua inclusão. A operação foi comunicada ao Cade para avaliação.

Em parecer interno, o Cade aponta riscos eventuais aos birôs de créditos já existentes no país e outras preocupações, como prejuízos a outras instituições financeiras.

Devido a esses receios, em despacho publicado ontem, no “Diário Oficial da União”, a superintendência do Cade requer dos bancos “apresentação objetiva e detalhada do modo como os riscos de fechamento e discriminação serão mitigados; detalhamento das práticas de governança a serem adotadas pela GIC, pormenorizando quais ações serão, de fato, tomadas para preservar a independência das requerentes entre si e em relação à GIC; e apresentação das eficiências econômicas geradas pela operação”.

Os bancos também poderão apresentar, em até 30 dias, estudos quantitativos ou qualitativos que possam mitigar as preocupações concorrenciais identificadas pela superintendência-geral do Cade.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: