Nov
12
11 de novembro de 2014 - 18:10

Para-garantir-confidencialidade-de-informacoes-celulares-pen-drivers-e-cameras-sao-proibidos-em-empresas-certificadas-pelo-igeoc-televendas-cobranca

O Brasil é o único País do mundo que possui um selo que atesta os padrões de qualidade das empresas de recuperação de crédito.

A Política de Segurança da Informação dentro das recuperadoras de crédito se intensificou nos últimos anos, diante da evolução e popularização de equipamentos eletrônicos, celulares e tablets no Brasil. A Geração III do Selo do Instituto GEOC – que atesta os padrões de qualidade das empresas deste segmento no País – traz um capítulo específico sobre o tema. “A revisão dos 52 itens da certificação foi feita para atender a novas tendências e exigências do mercado nacional. E tanto a área de TI das recuperadoras de crédito quanto as empresas contratantes identificaram a necessidade de inclusão de alguns itens da norma ABNT NBR ISO 27001 no caderno”, explica o auditor da Fundação Vanzolini, José Pinto Ramalho, que participou da elaboração e revisão dos itens. A norma ABNT NBR 27001 é o padrão e a referência internacional para a gestão da Segurança da Informação.

E as exigências não param por aí. As associadas precisam comprovar a existência de antivírus corporativo ativo e dentro do prazo de validade; há controle de acesso ao data center por meio de senhas ou biometria com sistema de fechamento automático da porta; monitoramento do data center por câmeras com gravação das imagens em servidor próprio; e todos os funcionários assinam Termos de Confidencialidade, ao serem contratados. As empresas necessitam controlar ainda os acessos e bloqueios dos equipamentos que possam copiar informações como celulares, pen drive, câmeras e similares. “Hoje, nas associadas, os computadores ou não possuem portas USB ou as mesmas encontram-se bloqueadas”, revela Ramalho.

A revisão do Selo de Qualidade do IGEOC durou dois anos e contou com a participação de toda a cadeia do segmento de crédito e cobrança. Todos os ajustes e adequações do caderno foram realizados conjuntamente pela FGV e Fundação Vanzolini, da Universidade de São Paulo, referência internacional em excelência de processos de produção.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: