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AeC investe no Nordeste e prepara-se para a bolsa

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: Valor Econômico
16 de janeiro de 2013 - 23:06

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Moreira, da AeC, diz que rotatividade da mão de obra no NE é menor

Por: Alberto Komatsu

A AeC, empresa mineira do setor de call centers, vai ampliar os negócios no Nordeste neste ano, quando pretende abrir o capital. “Até o fim de 2013, deveremos estar listados na bolsa. Há quatro anos nos preparamos para isso, com balanços auditados pelas quatro grandes auditorias do mundo”, diz o presidente da AeC, Alexandre Moreira.

Ele anuncia hoje um investimento de R$ 30 milhões para a construção de mais duas centrais de atendimento em João Pessoa (PB). Com elas, a AeC passará a ter 14 unidades no país e investimento acumulado de R$ 210 milhões, desde 2001. A empresa conta com quatro centrais em Belo Horizonte, dois em Governador Valadares (MG), dois em Montes Claros (MG) e dois em Campina Grande (PB).

De acordo com o executivo, embora a AeC caminhe para ser uma empresa de capital aberto listada na Bovespa, ainda não há uma data definida para a oferta pública inicial de ações (IPO).

Outra meta da companhia, acrescenta ele, é alcançar o faturamento de R$ 1 bilhão em 2014. Para este ano, a estimativa é faturar R$ 730 milhões. Em 2012, o faturamento da AeC foi de R$ 520 milhões, crescimento de 42% ante o ano anterior.

O último dado disponível sobre o setor de call center mostra um faturamento de R$ 10,8 bilhões, em 2011, segundo a Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente (Abrarec). Cálculos preliminares da entidade indicam crescimento de 9%, em 2012. São filiadas à Abrarec 23 empresas, com 540 mil funcionários.

As obras da primeira central (ou “site”, no jargão do setor) em João Pessoa começam neste mês, com inauguração prevista para março. A segunda unidade deverá começar a funcionar a partir de abril. Juntas, as duas centrais deverão gerar em torno de 3 mil empregos. Com isso, a AeC passará a acumular 25 mil funcionários.

“Há uma saturação de mão de obra nos grandes mercados, como São Paulo e Rio de Janeiro. No Nordeste, a valorização do emprego é muito maior, além da produtividade”, afirmou Moreira. Além disso, acrescenta ele, o nível de rotatividade (“turnover”) nas cidades nordestinas é a metade do das capitais do Sudeste – 10% ante 5%, respectivamente.

A AeC foi fundada em 1992 como uma empresa de software, pelos sócios Antônio Guilherme Noronha Luz e Cássio Rocha Azevedo, que permanecem sendo os controladores da companhia. A atuação no setor de call center teve início em meados de 2001, diz Moreira.

Atualmente, 85% do faturamento da AeC é proveniente do segmento de call center. Os 15% restantes são da gestão de projetos de tecnologia e da área de saúde. A AeC também desenvolveu o Hospitale, um produto desenvolvido na área de medicina preventiva voltado para grandes empresas e o setor público.

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