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Atento vai a campo com tablets e smartphones

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: Mobilidade e Negócios
16 de janeiro de 2013 - 22:54

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Por: Marineide Marques

O uso de dispositivos móveis é a grande aposta da Atento para abrir novas frentes de negócios dentro da unidade batizada de Serviços Presenciais, criada no ano passado para desenvolver estratégias de abordagens complementares à central de atendimento. Hoje, a divisão tem 3,5 mil pessoas, espalhadas por mais de 200 cidades, munidas de tablets e smartphones para desempenhar as tarefas mais diversas, como serviços de cobrança, visitas técnicas, vendas, ações de merchandising e pesquisas, entre outras. “A unidade de Serviços Presenciais é uma divisão integrada e funciona como uma extensão da central de atendimento”, diz o diretor executivo de estratégia e marketing da Atento, Regis Noronha.

Do total de pessoas em campo, mais de 1 mil está no Estado de São Paulo e o plano da Atento é ampliar o contingente em todo o Brasil. A empresa não revela quantos profissionais devem engrossar o quadro até o final do ano, mas Noronha informa que a receita da unidade vem crescendo a uma taxa de dois dígitos por ano.

Ele atribui o sucesso à capacidade de integração dos serviços, o que tem levado à otimização das tarefas e elevadas taxas de produtividade. O uso do GPS dos dispositivos móveis permite traçar rotas e mapear as visitas dos atendentes, dando maior controle sobre os processos. Facilidades como a câmera fotográfica de tablets e smartphones também são utilizadas em campo, como nas ações de pesquisa e merchandising, por exemplo. “Os dispositivos móveis nos dão capacidade para se adequar à dinâmica de cada setor”, afirma Noronha.

Ele cita o exemplo de ações desenvolvidas para marcas de varejo dentro de supermercados, nas quais um funcionário da Atento fotografa as gôndolas para mostrar ao cliente o posicionamento de seus produtos, assim como os da concorrência. Os relatórios são enviados em tempo real, via rede móvel, e permitem a tomada de decisões em tempo muito menor do que se envolvesse a documentação em papel. “Os dispositivos móveis aumentam a produtividade e melhoram o controle dos processos”, diz Noronha.

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