mai
16

Banco do Brasil negocia a compra do restante do Banco Votorantim

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Brasil Econômico
16 de maio de 2012 - 0:30

BB-negocia-a-compra-do-restante-do-Banco-Votorantim-oficial

Partes não admitem negociação, mas fontes afirmam que discussão está em andamento

O Banco do Brasil está negociando a compra da metade do capital do Banco Votorantim que pertence ao Grupo Votorantim, num movimento que poderia ajudar o maior banco do país a fortalecer sua posição no mercado de financiamento automotivo. “Está em negociação”, disse à Reuters uma fonte familiarizada com o assunto, sob condição de anonimato.

A informação vem a público poucos dias após o BB ter reportado seus resultados de janeiro a março, que foram afetados por um prejuízo de R$ 597 milhões do Banco Votorantim no período. A fonte não deu mais informações porque os termos das negociações estão sendo discutidos.

Foi o terceiro trimestre seguido de perda líquida do Votorantim. E a expectativa do BB é de que o banco seguirá apresentando resultados líquidos negativos nos próximos meses, embora menores.

BB-negocia-a-compra-do-restante-do-Banco-Votorantim-interna

O BB registrou lucro menor que o esperado no primeiro trimestre e disse que vai destinar 25% mais recursos para cobrir perdas previstas com créditos ruins, parte delas provenientes do Votorantim.

O BB comprou 49,99% do capital do Votorantim por R$ 4,2 bilhões, em janeiro de 2009, num momento em que os efeitos da crise global de 2008 deixaram vários bancos brasileiros de médio porte em condições de liquidez mais adversas.

Pelo acordo firmado na ocasião, o controle do Banco Votorantim foi preservado nas mãos do Grupo Votorantim, da família Ermírio de Moraes.

Em 2011, o BB implementou mudanças operacionais nos modelos de aprovação de crédito do Votorantim e praticamente fechou as portas para novas concessões. Isso porque o banco estatal considerou deficientes os modelos de risco do Votorantim, que tinha boa parte da carteira atrelada a financiamento de carros usados, um dos segmentos cujos calotes mais subiram recentemente. O índice de inadimplência do Votorantim chegou a bater 7,1%, mais que o triplo do apurado pelo BB.

Em nota, a Votorantim Finanças, holding financeira do Grupo Votorantim, disse que a informação “não tem qualquer fundamento” e que não está alienando sua participação no banco.

Ivan Monteiro, vice-presidente de finanças no BB, negou que o banco estivesse negociando a compra da parcela do Votorantim na ocasião da divulgação dos resultados do primeiro trimestre, há duas semanas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Completando mais uma fusão

    Nesio em 29 de maio de 2012 - 20:29

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: