fev
13
13 de fevereiro de 2012 - 0:15

Bombeiros-descartam-risco-de-mais-intoxicações-em-empresa-de-call-center

57 pessoas foram socorridas com mal-estar e tontura neste sábado (11). Manutenção em banheiros causou problema em empresa de telemarketing.

Por: Luciana Bonadio – G1 e Agência Record

A intoxicação provocada pelo vazamento de um produto químico afetou 57 pessoas na empresa Contax, da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, neste último sábado (11).

A Secretaria Municipal de Saúde diz que todas as vítimas foram medicadas e liberadas. Nenhuma ficou em estado grave. As pessoas foram encaminhadas para hospitais da região, como Santa Casa, Pirituba, Lapa, Santa Cecília e Barra Funda.
Segundo o relato de alguns funcionários, por volta das 10h, a sala de atendimento foi invadida por um forte cheiro de produto químico. Muitas pessoas sentiram falta de ar e desmaiaram.
O Corpo de Bombeiros afirmou que não há risco de novas intoxicações de funcionários no prédio da empresa Contax, na região da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

“Todas as vítimas são leves, a intoxicação foi pequena”, afirmou ele, que também disse que não há risco de explosão no imóvel. “Nós percorremos todo o prédio na companhia do pessoal da Cetesb e não detectamos mais nada”, disse o capitão.

Em nota divulgada na tarde do sábado, a Contax informou que 52 funcionários foram liberados após receber atendimento em hospitais e cinco permaneciam em observação por volta das 16h30. “A Contax lamenta o ocorrido e afirma que está tomando todas as medidas necessárias para garantir o bem-estar de seus funcionários e suas famílias”, disse na nota.

De acordo com informações dos bombeiros, da Cetesb e da própria empresa, foi realizado no sábado, entre 5h e 6h, um trabalho de manutenção em um conjunto de banheiros do 1º andar. Houve a aplicação de uma resina para impermeabilização. Os banheiros seguiram interditados para os funcionários, que chegaram entre 7h e 8h. Depois disso, alguns que trabalhavam próximos aos banheiros começaram a passar mal.

Ainda não se sabe como o cheiro vazou dos banheiros. Segundo Edson Haddad, químico da Cetesb, o andar permaneceu sem funcionários trabalhando no sábado por medida preventiva, mas a área deveria ser liberada para funcionamento normal ontem – domingo (12). O trabalho nos outros andares poderia continuar normalmente. Apenas uma parte do 1º andar teve o acesso fechado. “Não há nenhum risco maior, tanto que o problema está restrito ao interior dos banheiros”, afirmou. Foram colocados ventiladores para tentar dissipar o cheiro na área em que houve o problema.

Bombeiros-descartam-risco-de-mais-intoxicações-em-empresa-de-call-center-blog-televendas-e-cobranca

Movimentação na entrada de empresa de telemarketing no bairro da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, onde funcionários passaram mal na manhã deste sábado por conta do cheiro de produto químico usado na manutenção de um conjunto de banheiros do prédio. Foto: Maurício Camargo/AE

Alguns funcionários reclamaram da demora da empresa em liberá-los. A operadora Suelem Camargo, de 28 anos, trabalha no 1º andar, mas no lado oposto ao da área mais afetada. Ela disse que desde às 9h as pessoas estavam reclamando de incômodo na garganta – entretanto, os funcionários só foram liberados por volta das 13h30. “Eles disseram que era para esperar, porque a Cetesb disse que podiam trabalhar. Todo mundo estava sentindo a garganta”, afirmou.

A diretora de Marketing da Contax, Marli Monteiro, disse que esse tipo de manutenção nos banheiros foi a oitava realizada no prédio recentemente, e nas outras ocasiões não ocorreram problemas – os mesmos produtos foram utilizados. Segundo ela, a empresa tem cerca de 5 mil funcionários que trabalham no prédio onde ocorreu o problema – entretanto, nem todos estavam no local neste sábado.

Por volta das 13h, alguns funcionários aguardavam dentro e fora da empresa para saber se seriam liberados do dia de trabalho. Eles relataram que o cheiro sentido dentro do prédio era muito forte, semelhante ao de produtos químicos, e que muitos tiveram dor de cabeça. Inicialmente, os próprios funcionários começaram a socorrer quem estava passando mal.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: