Mar
18

Carrefour cresce mais do que Pão de Açúcar

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Valor Econômico
17 de março de 2013 - 16:04

Carrefour-cresce-mais-do-que-pao-de-acucar-televendas-cobranca

Por: Adriana Mattos

O Carrefour no Brasil manteve a liderança do mercado de varejo e atacado alimentar no país em 2012, à frente do segundo colocado, o Grupo Pão de Açúcar, controlado pelo Casino. O desempenho da rede Atacadão, a maior companhia de atacado do Brasil, explica a posição. A diferença na receita bruta alcançada pelas duas empresas está em R$ 380 milhões, valor pequeno em relação ao tamanho das companhias.

Mas ao se retirar o resultado do negócio de atacado no Carrefour, e contabilizar a apenas a operação de varejo, a empresa passa a ter a metade do tamanho do GPA. O Carrefour registrou vendas brutas de €12,54 bilhões no Brasil em 2012, equivalente a R$ 31,47 bilhões (cotação média no período). A área alimentar do Pão de Açúcar teve receita bruta de R$ 31,09 bilhões no ano passado – cerca de R$ 380 milhões menor que o concorrente. Em 2011, a diferença de receita entre as empresas foi de R$ 340 milhões (o Carrefour faturou R$ 28,766 bilhões e o GPA Alimentar, R$ 28,431 bilhões).

Nesses cálculos, a base de comparação é a mesma. No valor está contabilizado o desempenho das redes de hipermercado, supermercado, atacado, lojas de farmácias e postos de combustível das duas companhias. Não estão incluídos nos dados do GPA a Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).

As duas empresa tiveram a mesma taxa de expansão nas vendas em 2012. O Carrefour cresceu 9,4% (excluindo o câmbio) em 2012, o mesmo índice do Pão de Açúcar. O resultado inclui todas as lojas das empresas, novas e antigas. No critério de “mesmas lojas”, abertas há mais de 12 meses, o Carrefour cresce 7,7%. O Pão de Açúcar, 6,5%. Ao contabilizar a expansão das novas lojas, a taxa do Pão de Açúcar é de 9,4%. O Pão de Açúcar abriu mais lojas do que o Carrefour em 2012.

No quarto trimestre de 2012, o Carrefour vendeu €3,28 bilhões (R$ 8,77 bilhões) e o Pão de Açúcar, R$ 8,80 bilhões. Na rede francesa, a expansão é de 12,6% em relação ao mesmo período de 2011, e no Pão de Açúcar, de 9,7%.

Nos cálculos estão incluídas as receitas das redes atacadistas – o Atacadão, do Carrefour e o Assaí, do Pão de Açúcar. O Atacadão é a maior rede de atacado do Brasil em vendas e essa liderança explica os bons resultados do Carrefour. Os franceses não gostam de detalhar o desempenho, mas em 2011, o então presidente doCarrefour, Lars Olofsson, disse que a atacadista respondia por 50% das vendas do Carrefour Brasil, ou R$ 14 bilhões. O Assaí faturava R$ 4,3 bilhões. “O Atacadão substituiu o Dia [rede que sofreu "spin off" do Carrefour]“, disse Manoel Araujo, sócio diretor da consultoria Martinez de Araujo.

Na análise geral de resultados do Carrefour no mundo, há sinais de que o esforço de reestruturação na empresa pode estar funcionando. A venda de alimentos nos hipermercados cresceu, após dois anos consecutivos em queda. A receita dos hipermercados, o negócio que é o principal problema da rede na Europa, caiu 2,3% no quarto trimestre na França – é uma queda, mas a taxa é melhor que o declínio de 3,2% e 5,7% em 2011 e 2010.

Analistas europeus destacaram esses dois aspectos ontem, como indicadores de que o novo comando da rede, liderada por Georges Plassat, pode avançar nas mudanças. Em 2012, a rede vendeu €86,56 bilhões no mundo, alta de 1,1%. As ações da empresa subiram ontem 6% na bolsa de Paris.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: