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Consumidor brasileiro é o mais impaciente com call center

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Folha de S.Paulo
11 de fevereiro de 2014 - 18:10

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Por: Bárbara Lobório, Felipe Maia

Os consumidores brasileiros são os mais impacientes com os sistemas de atendimento ao consumidor, segundo uma pesquisa da consultoria Loudhouse, de Londres.

Quando o contato é feito por e-mail, 90% deles querem que o problema seja resolvido em até um dia. Nas redes sociais, 79% querem respostas em até duas horas.

Esses são os maiores índices medidos entre os sete países em que a pesquisa foi realizada (Estados Unidos, Austrália, Brasil, França, Alemanha, Japão e Reino Unido). Foram entrevistados mil consumidores em cada país.

Quando o contato é feito por telefone, o país só perde para os franceses: 68% dos brasileiros querem uma solução em até 30 minutos, ante 73% dos europeus.

“O brasileiro é muito exigente e impaciente. Se ele tem um problema com uma empresa, tenta resolvê-lo por todos os meios possíveis: telefone, e-mail, redes sociais etc.”, afirma Marcio Arnecke, diretor da companhia de tecnologia Zendesk, que encomendou o estudo.

Para solucionar um problema, são 62% os brasileiros que dizem tentar todos os canais disponíveis -a média global é de 45%.

A coordenadora de eventos Vivian Martins, 29, costuma fazer isso. “Já tive casos em que liguei, mandei e-mail, reclamei nas redes sociais e não fui atendida”, diz.

Na visão dela, “quando a empresa quer resolver seu problema, ela resolve por telefone, na hora”.

Se isso não acontece, a saída é recorrer a sites de reclamação, que têm visibilidade.

Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, diz que um dos motivos dessa impaciência é a existência de diversos órgãos de defesa do consumidor, como os Procons, e uma legislação forte sobre o tema, algo que não existe nos EUA e na Europa, de acordo ela.

Outro fator é a deficiência das empresas no pós-venda. “Se o produto vem com defeito, a pessoa tem de procurar uma assistência técnica, que às vezes não tem peça para reposição”, diz Dolci.

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1 Comentário
  1. Nada mais justificado do que qualquer um dos consumidores ter vivenciado / passado por experiências de ficar sendo “enrolado” em linha por diversas vezes. Quanto maior o número de vezes em que já se vivenciou uma situação desagradável maior tende a ser o grau de intolerância desse cliente / consumidor. Principalmente se o SAC / Contact Center é o mesmo recorrentemente.

    Fernando M. Serson em 12 de fevereiro de 2014 - 06:45

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