Sep
30
29 de setembro de 2013 - 14:05

Financial-times-compara-congresso-brasileiro-a-call-center-televendas-cobranca

Para FT, o fato do Senado rejeitar e aprovar o mesmo projeto em uma questão de 24h mostra que, no Congresso – como nos call centers – só se resolve algo com ameaça

Por: Marco Prate

A imprensa internacional não cansa de provocar o mais mal avaliado dos três poderes do Brasil, o Legislativo. O blog beyondbrics, do Financial Times, publicou nesta sexta-feira reportagem em que chama o Congresso de “call center caótico”, onde os problemas são sempre transferidos para outras pessoas e tudo só se resolve com as tradicionais ameaças de se levar a reclamação ao superior.

A razão da atual crítica? O fato do Senado ter rejeitado na última terça-feira o projeto que disciplinava a questão dos suplentes, parte da “agenda positiva” proposta por Renan Calheiros. Diante da má repercussão, porém, uma manobra permitiu reviver e aprovar o projeto no dia seguinte.

O texto em questão, agora na Câmara, diminui de dois para um o número de suplentes de senadores – que são escolhidos livremente pelos parlamentares e não são apresentados aos eleitores – e proíbe a indicação de familiares de até segundo grau.

Sob a ótica do leitor internacional, o FT se mostra surpreso.

“É difícil entender por que o sistema chegou a ser permitido. A presidente não tem dois vices, então por que deveria um senador?”, questiona a reportagem.

“Também deve ser notado que, entre os senadores suplentes estão empresários com interesses escusos”, diz a matéria, lembrando que o substituto de Demóstenes Torres, Wilder Pedro de Morais, é ex-marido da mulher do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Demóstenes foi cassado em 2012 justamente após a descoberta de sua relação com o contraventor.

Não é a primeira vez, e provavelmente não será a última, que veículos internacionais decidem incitar políticos brasileiros e o Legislativo. Em fevereiro deste ano, a The Economist chamou alguns parlamentares de zumbis. O próprio FT já disse que o Congresso coloca “raposas” para cuidar de galinheiros, referindo-se a parlamentares que não deveriam presidir comissões por conflito de interesses.

Como o projeto dos suplentes ainda tem que passar pela Câmara, o Financial Times teme que, como ocorre em call centers, os deputados deixem os brasileiros esperando “na linha”.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: