Jan
12
11 de janeiro de 2015 - 14:05

Novo-criterio-de-classificacao-economica-brasil-passa-a-valer-em-2015-televendas-cobranca

Intenção é definir uma segmentação mais apropriada da população em classes econômicas. Ibope Inteligência, Nielsen, GFK e Datafolha estão se adequando às regras da Abep

Por: Renata Leite

Começou a valer, a partir deste mês, o Novo Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). O antigo indicador foi desenvolvido na década de 1960 pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). O modelo recém-criado teve como base a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE.

A intenção é definir uma segmentação mais apropriada da população em classes econômicas para fins relacionados ao consumo – como a avaliação do poder de compra de grupos homogêneos de pessoas, para a determinação de públicos-alvo mais fiéis para os diferentes mercados de produtos de massa.

A forma de aplicação das perguntas pelos institutos de pesquisa também foi padronizada, para facilitar a comparação dos resultados. As mudanças buscaram adequar os critérios de classificação de acordo com a nova realidade socioeconômica brasileira, que mudou bastante nas últimas décadas.

Para o desenvolvimento do modelo foram usadas 35 variáveis indicadoras de renda permanente. Entre elas, estão educação, condições de moradia, acesso a serviços públicos, posse de bens duráveis a composição familiar, o porte dos municípios e a região onde estão localizados como parâmetros fundamentais para a segmentação e comparação entre os padrões de consumo dos brasileiros.

A nova regra de classificação divide a população brasileira em seis estratos socioeconômicos denominados A, B1, B2, C1, C2 e DE. Já estão em processo de adequação importantes institutos de pesquisa, tais como Ibope Inteligência, Nielsen, GFK e Datafolha.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: