Sep
25

Veja opções ao enviar dinheiro ao exterior

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Folha de S.Paulo
24 de setembro de 2014 - 18:03

Veja-opcoes-ao-enviar-dinheiro-ao-exterior-televendas-cobranca

Remessa sem conta no exterior também é alternativa, mas há a necessidade de saque em dinheiro vivo. Transferência entre contas, com IOF de 0,38%, é indicada a quem tem despesas fixas, como com um filho estudante

Por: Danielle Brantde

Desde de o final do ano passado, os pais da estudante Leticia Barcelos Picado, 22, que moram no Rio de Janeiro, fazem cálculos para ver qual a melhor opção para mandar dinheiro à filha em Berlim, na Alemanha.

Leticia costumava sacar do cartão pré-pago, mas, com o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 0,38% para 6,38% para gastos no exterior na modalidade no fim do ano passado, a alternativa ficou cara.

Para consultores ouvidos pela Folha, as opções mais vantajosas hoje para mandar regularmente quantias para outro país –seja para manter um filho estudando, para investir ou para arcar com despesas de um imóvel, por exemplo– são a transferência entre contas e a remessa sem conta no exterior.

Em ambas as modalidades, o imposto é baixo, de 0,38% –o mesmo para uso do dinheiro em espécie. Na transferência, porém, é preciso avaliar os custos de manutenção da conta no exterior, que variam conforme a instituição, mas podem superar US$ 1.000 por ano.

Considerando só as despesas para envio do dinheiro, simulações com preços do dólar da última quarta-feira mostram que a transferência só não era mais barata que o dinheiro em espécie levado pelo viajante.

Há ainda a alternativa do vale postal dos Correios, isento de IOF, que permite enviar até R$ 10 mil por CPF por dia para 33 países. A opção, porém, exige sacar o dinheiro de uma vez e só nos Correios, que não têm convênio com países muito procurados por brasileiros, como os EUA.

Na transferência entre contas, os recursos podem ser enviados tanto para uma conta-corrente do mesmo titular quanto para contas de terceiros. Não há limites para a transação, mas é preciso declarar o objetivo do dinheiro.

Na remessa sem conta-corrente também é preciso informar a finalidade dos recursos. A diferença é que, para sacar o dinheiro, o destinatário precisa ir com o passaporte a um local de atendimento informado pela instituição procurada no Brasil.

“Se a pessoa for menor de idade, algumas instituições exigirão que ela seja acompanhada por um adulto. Há ainda o risco de assalto, pois o dinheiro é resgatado em espécie e de uma vez só”, diz Alexandre Fialho, diretor da casa de câmbio Cotação.

Seja na transferência entre contas, na remessa ou no vale postal dos Correios, a cotação da moeda estrangeira é fixada no momento da compra. Para fazer tanto a transferência quanto a remessa, é preciso procurar um banco. Dos cinco maiores do Brasil, três informaram oferecer as duas modalidades: Banco do Brasil, Itaú e Santander. Duas instituições não responderam: Caixa e Bradesco.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: