Feb
23
22 de fevereiro de 2017 - 18:20

Como-orientar-e-beneficiar-os-seus-operadores-quanto-ao-saque-das-contas-inativas-do-fgts-por-alexandre-gallardo-televendas-cobranca

O Presidente Michel Temer anunciou em 22/12/2016 que o Governo Federal liberará o saque de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativas até dezembro de 2015. A medida faz parte de uma tentativa do governo de reaquecer a economia.

Em 14/02/2017 foi divulgado o calendário de saques de contas inativas do FGTS.  Este benefício pode ser uma boa oportunidade para liquidar dívidas, ou até mesmo para programar a sua primeira reserva financeira.

Interessante saber que o FGTS foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Nas últimas décadas, especialistas e centrais sindicais criticaram o governo por “prender” o dinheiro do trabalhador no FGTS que pedia demissão, e, até a liberação das contas inativas, só era permitido sacar os recursos para fins de aquisição da casa própria e em outras poucas situações, como aposentadoria e doenças, entre elas Câncer e Aids. Para atender parte das reivindicações e visando à popularização do mercado de ações no país, o governo Fernando Henrique Cardoso permitiu o uso do Fundo de Garantia na compra de ações. Já no governo Lula, em 2007, foi criado o fundo de investimento do FGTS em infraestrutura. O trabalhador pôde aplicar até 10% das suas contas no FI-FGTS.

Ou seja, o FGTS é uma reserva financeira, e ter objetivos onde utilizá-la fará toda a diferença quando este dinheiro estiver disponível.

E como nós gestores pode contribuir junto aos seus colaboradores? Repassando as informações e orientando como estes recursos podem ser utilizados.

Tirando dúvidas, como:

Quem pode sacar o FGTS?

Trabalhadores com contas do FGTS classificada como inativa até 31/12/2015.

O que é uma conta do FGTS Inativa?

Trabalhadores que possuem contas vinculadas a empregos com registro em carteira, cujo o contrato tenha sido encerrado, sendo que as mesmas não receberam mais depósitos. O trabalhador por ter 1 ou mais contas inativas.

Onde consultar se possuem direito a sacar valores de contas inativas do FGTS?

A Caixa Econômica Federal liberou um site dedicado para consulta e das contas inativas do FGTS www.contasinativas.caixa.gov.br

Para realizar a consulta é necessário o número do PIS e senha. Caso não possua a senha, a mesma pode ser cadastrada na própria página.

Quem quiser, pode optar pelo aplicativo FGTS, também desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para IOS e Android.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: