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O Preço da Inovação

por: Alessandro Ichikawa
em: Opinião
fonte: Redação
22 de maio de 2013 - 15:10

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Por: Alessandro Ichikawa

Um dos maiores desafios dos executivos é a tomada de decisão quanto a inovações. Inovação é, entre outras coisas, mudar, transformar algo dentro das corporações.

São várias as competências necessárias para patrocinar inovações:

- Visão de futuro – avaliar como estamos, para onde vamos e se estamos preparados para o futuro;

- Coragem – patrocinar uma mudança ou quebra de paradigma pede confiança e coragem em suas crenças;

- Competência – ter a capacidade de orquestrar um projeto e desenvolver material (business plan, cronogramas, benchamrks, avaliação de fornecedores e parceiros, etc) que suporte a defesa do projeto e principalmente determine os passos a serem dados;

- Carisma – envolver as pessoas e equipes para um objetivo comum é fator imprescindível para o sucesso de um projeto. Este skill é importante em todo o processo, partindo da “venda da idéia”, ou seja, o momento da contratação pelos Stakeholders, passando pelo time executor até os clientes (internos e externos) do projeto;

Deparamo-nos constantemente com situações onde a mudança, seja ela tão simples quanto mudar de fornecedor, se torna tão complexa ao ponto inviabilizar o projeto. Mesmo insatisfeitos com a entrega, os contratantes encaram o processo de mudança como um desafio maior que o seus benefícios.

Isso faz com que a mudança venha apenas quando a situação se torna insustentável e com consequências irreparáveis como a perda de clientes e altos custos operacionais.

No setor de tecnologia e telecom este cenário é comum. Enquanto hardwares e softwares se tornam commodity, a prestação de serviços de pós venda, suporte e consultoria se tornam cada dia mais a vantagem competitiva para as empresas.

Companhias Heavy Users de TI e Telecom devem ter em seu radar a constante busca de melhores serviços e para isso devem patrocinar mudanças desde que sejam feitas de forma estruturada e condicionadas a atingir objetivos e prazos bem definidos.

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