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O SAC é não ter SAC

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: E-commerce News
05 de abril de 2016 - 18:10

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Por: Luiz Felipe Ennes

O SAC sempre foi visto como um serviço de reclamação do consumidor e infelizmente essa cultura se manteve no e-commerce.

O que alguns poucos varejistas online já perceberam é que o SAC não pode ser encarado como uma área de despesa, mas sim de receita.

Sabemos que os investimentos em marketing no e-commerce, que são um percentual da receita, são altíssimos e só tendem a aumentar com a tentativa de aumentar sua base de clientes, mas o que é feito com quem já é cliente?

O que é feito com quem quer se tornar cliente espontaneamente? Como converter a compra desse cliente que veio até a loja através de uma ação paga de marketing?

O SAC é uma poderosa ferramenta de conversão e recompra!

Mas então porque isso não acontece? Não entender o SAC como uma área altamente estratégica é o que faz do SAC o esse tipo de atendimento que temos até medo.

O que vemos em nossos clientes varejistas é que se deve cada vez mais automatizar o que pode ser automatizado e humanizar o que pode ser humanizado.

Tudo começa fazendo com que informações básicas de uma compra sejam entregues ao cliente ao invés de fazer com que ele solicite.

O cliente não pode ter que entrar em contato com a empresa para saber o status do seu pedido. Essa informação deve chegar até ele.

Isso pode ocorrer através de autoatendimento no site, SMS, whatsapp, redes sociais e também pela URA.

Desde que os smartphones começaram a fazer parte da vida das pessoas, o cliente está em todos os lugares e o tempo todo. O mais interessante é que sabemos disso e nada é feito.

A importância estratégica desse departamento é tão grande quanto a de qualquer outro departamento e, por isso, a análise e estudos sobre os contatos estão transformando processos, alterando estruturas organizacionais e realmente encarando o SAC como a voz do cliente.

Atender bem o cliente, seja no atendimento voz, no chat, nas redes sociais ou no e-mail, fideliza o cliente! É muito mais simples do que se imagina!

Mas para atender bem o cliente com custos competitivos é necessário estudar os motivos de contato.

Deve – se utilizar essas informações para mudar os processos, mudar as pessoas e mudar até culturas de uma organização!

Um cliente bem atendido, sempre volta! Isto é sabido por todos e desde sempre.

O SAC deve ser utilizado para se relacionar com o consumidor. Tirar dúvidas de produtos, indicar o melhor produto para cada tipo de consumidor, ouvir seus desejos e trazer para a empresa o que pode ser adaptado para que esses desejos sejam atendidos ou não.

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1 Comentário
  1. Parabéns por essa matéria tão essencial, ela vem alertar como deve ser tratado o comportamento de visão daqueles que prestam serviço com “SAC” tenho experiência vivenciada de quando o cliente liga para o SAC ele já fica assustado, pois, presume enrolação, desconforto, chatice enfim, nada de bom pra empresa. Entretanto deve ser encarado como boa lembrança fortalecimento da parceria etc.

    Reginaldo paz em 06 de abril de 2016 - 12:09

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