jul
17

Sexo no Trabalho! Pode?

por: Marcelo Nogueira
em: Opinião
fonte: Redação
17 de julho de 2012 - 0:04

Relacionamento-amoroso-ou-sexual-entre-colegas-de-trabalho-Pode-televendas-cobranca

Olá amigo do Blog Televendas e Cobrança.

Na ultima semana, assisti um episódio de um seriado americano, que abordava o relacionamento amoroso ou sexual entre colegas de trabalho. Achei o tema interessante e resolvi abordá-lo em um artigo.

Sei que o tema é bastante polêmico e não quero impor a ninguém um julgamento de valor, mas partilhar uma opinião. Quantas vezes você ouve falar de Sexo entre pessoas que trabalham juntas?

Sem dúvida nenhuma, somente quem é desocupado, tem tempo para ficar falando e conjecturando sobre a vida pessoal das outras pessoas, e colocar “lenha na fogueira” das fofoquinhas de corredor ou do coffe-break.  Isto na verdade não deve tomar nosso tempo e atenção, visto que não agregará em nada a sua vida profissional.

Posto isto, quero me ater aos fatos. O relacionamento amoroso ou sexual entre colegas de trabalho pode afetar a produtividade ou até mesmo o resultado de uma Cia?

Entendo que existem histórias de sucesso de pessoas que começaram um relacionamento no trabalho e este acabou se tornando algo saudável, que inclusive melhorou o desempenho e a motivação das pessoas, mas vejo mais riscos do que benefícios nesta situação.

Para relacionamentos que são abertos, de conhecimento de todos (casamentos, namoros, noivados), existem riscos que as empresas podem minimizar, mas pontos como: ética, segurança da informação da empresa, ou de setores da empresa e até mesmo fraude não podem ser deixados de lado. Recordo-me de um caso no inicio de minha carreira onde um casal fraudou uma Cia, sendo que um trabalhava no setor de compras e o outro no setor contábil/fiscal. Logicamente que isto também tem influência do caráter das pessoas, mas lembre-se que quem se entrega a um relacionamento, às vezes abre mão da sua própria opinião em favor do outro, ou acaba sendo influenciado pelos seus sentimentos.

Bom, citei o exemplo acima, mas não podemos generalizar, pois é possível que pessoas que sejam namorados, noivos ou casados, trabalhem na mesma empresa, desde que a atividade dos dois não possua relação, e se possível não sejam alocados no mesmo ambiente.

Mas e se os relacionamentos são fechados, ocultos, ninguém sabe que acontece?

Bem, as pessoas envolvidas querem guardar sua privacidade, o que é justíssimo e ninguém têm a ver com isto, mas devem tomar o cuidado de não permitir que este relacionamento comece a gerar privilégios entre as partes, troca de favores, ou seja, conflito de interesses pessoais com os interesses profissionais e da Cia.

Outro ponto de risco é que o relacionamento oculto comece a ser visivelmente indecoroso nas dependências da Cia, o que fere a imagem dos profissionais e pode ferir a imagem da Cia.

A melhor solução neste caso, penso que seja separar os relacionamentos, mantendo-os distintos: o relacionamento profissional é um, o pessoal e intimo é outro. Se tiver um relacionamento oculto com a pessoa com quem trabalha, um dos dois deve mudar de trabalho, ou o relacionamento pode afetar sua vida profissional e por o seu emprego em risco. Pois em algum momento você se verá entre a “Cruz e a Espada”. Em uma mão querendo salvar seu relacionamento, em outra mão querendo ser profissional e justo com a Cia, seja avaliando o desempenho desta pessoa, seja indicando alguns de seus gap’s, seja auditando o seu trabalho…etc.

Repito o que disse no começo, não quero impor um julgamento de valor, é apenas uma opinião. Você tem o direito de ter a sua. Quem está certo? Só o tempo dirá…

Até a próxima…

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: