Oct
16

Sobre clientes e atitudes

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Administradores.com
15 de outubro de 2017 - 14:03

Sobre-clientes-e-atitudes-televendas-cobranca

Uma observação cotidiana sobre como atitude sempre será fundamental quando o assunto é atendimento

Por: Kaio Serrate

Meu primeiro texto aqui no Administradores.com (uma honra, diga-se de passagem) é sobre o óbvio. Porém, se existe uma coisa que aprendi faz tempo é que o óbvio deve ser rememorado e praticado com atenção e frequência.

Tempos atrás, fui a uma livraria no shopping e em frente havia um quiosque de doces e biscoitos artesanais. Como não conhecia o empreendimento, parei por alguns instantes para observar.

Ao perceber minha momentânea atenção, uma das vendedoras me abordou dizendo um script sobre os “deliciosos quitutes” que a novidade do shopping oferecia. A abordagem me causou um certo incômodo, cuja causa não consegui entender num primeiro momento.

No meu check list mental sobre o negócio a ambiência estava ok, a apresentação dos produtos (que realmente pareciam gostosos) também, as vendedoras estavam uniformizadas e até o texto, provavelmente aprendido em um treinamento, era bom.

Mas por que eu estava incomodado, afinal?

A resposta veio de supetão: a atitude. Sim, a atitude! Embora todo o resto contribuísse para a concretização da venda, aquela vendedora me abordou de forma robótica. Sua energia e entonação não combinavam em nada com o texto que estava sendo dito. A aproximação era enfadonha. Não havia empatia, não havia uma crença genuína na mensagem transmitida. Tudo parecia um grande esforço da parte dela e o cliente sempre percebe.

Fiquei pensando no empresário que investiu seus recursos financeiros, mas não estava lá pra avaliar o atendimento.

Comprei meu livro e, no piso térreo, já perto da saída, lá estava outro quiosque igual. Só então percebi se tratar de uma franquia de doces e biscoitos artesanais. Uma observação dispersa: cá com meus botões, achei meio estranho o conceito de uma “franquia de coisas artesanais”. O fato é que tudo era igual: ambiência, produtos, uniformes… Porém, havia uma diferença fundamental: as vendedoras diziam aquele mesmo texto com um sorriso no rosto, com empatia e com uma empolgação que soou como a peça faltante de um quebra-cabeças. A cereja do bolo eram alguns biscoitos oferecidos para degustação.

Bingo! Deixei o shopping com um livro e um pacote de biscoitos artesanais.

Quando o assunto é atendimento, atitude importa (muito) e sempre importará!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: