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Transformando Atendimento em Ouro – Por Carlos Pires

por: Carlos Pires
em: Opinião
fonte: Redação
25 de março de 2015 - 18:09

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A grande luta das empresas hoje em dia, dentro de um mercado altamente concorrido é sem dúvida obter um aumento dos lucros, das receitas, da rentabilidade e aumentar a sua participação dentro do mercado.

Para isso, são feitos altos investimentos em várias frentes com a intenção de atrair o maior número de clientes possível para dentro da empresa. Metas são estipuladas, chegando as vezes a ser arrojadas demais, por isso, dificilmente são atingidas, causando frustração e sentimento de incompetência.

Porém, para se conseguir o tão esperado aumento dos lucros, das receitas, da rentabilidade e aumentar a participação no mercado, é necessário usar a criatividade aliada à experiência, a tecnologia e ao treinamento, para com isso encontrar os tesouros escondidos. E qual é o tesouro escondido dentro das empresas?

Infelizmente, a grande maioria das empresas e dos executivos não sabe ou ainda não entenderam, que o grande tesouro escondido dentro das empresas chama-se Central de Atendimento. Você tem dúvida disso?

Se ainda tiver dúvida, vamos pensar juntos. Quando o cliente adquire um produto e/ou serviço da sua empresa, onde ele obtém informações? Quando o cliente tem dúvidas, onde ele as tira? Quando o cliente tem uma reclamação a fazer, onde ele telefona? Quando o cliente tem uma sugestão, onde ele telefona? Quando o cliente quer comprar um novo serviço e/ou produto da sua empresa, onde ele se informa? Estas perguntas todas tem apenas uma resposta, Central de Atendimento.

Com tudo isso, você ainda acha que não tem na Central de Atendimento da sua empresa um tesouro escondido, pouco explorado e pouco desenvolvido?

Uma equipe de atendimento bem treinada, bem direcionada, capacitada, motivada, conhecedora de todas as políticas da empresa e com autonomia, pode fazer milagres que você nem imagina, e criar o diferencial que você precisa para sua empresa faturar e lucrar mais.

É preciso parar de enxergar as Centrais de Atendimento como um setor de despesa, pois ela é um tesouro escondido que está diante dos nossos olhos, mas não é vista desta forma.

Por tudo que comentamos aqui, é bom todos fazer uma análise bem profunda sobre mercado, aumento de receitas, aumento de rentabilidade, conquista de novos clientes e Centrais de Atendimento, você com certeza vai chegar a conclusão que a solução está dentro de casa, e você está desprezando este tesouro por falta de conhecimento, de criatividade, de ousadia e de liderança.

Não jogue fora o que você tem de mais precioso na sua empresa, as pessoas. Não existe tecnologia que substitua o calor humano, o relacionamento, uma voz amiga, alguém que represente a empresa de forma íntegra, sincera, com responsabilidade e comprometimento.

A empresa que enxergar isso tudo e souber fazer o uso adequado da sua Central de Atendimento, vai ficar anos luz a frente dos concorrentes, vai faturar como nunca, ter clientes como nunca imaginou ter e colaboradores no seu grau máximo de comprometimento e motivação. Pensem nisso.

A Central de Atendimento da sua empresa é um tesouro escondido? Você pode transformar seu atendimento em ouro? Você sente que a Central de Atendimento da sua empresa é deixada em segundo plano? Você acredita que a sua Central de Atendimento é um centro de custo?

Um grande abraço a todos!

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Comentários (3)
  1. Excelente, hoje para ter os resultados citados, as empresas precisam investir no seu principal cliente, seus funcionários.

    Roberto Tavares Vieira em 27 de março de 2015 - 10:40
  2. Complementando o post anterior:

    Já trabalho exigindo isto da minha operação, acredito no ser “humano atendendo outro ser humano como ele gostaria de ser atendido.”

    Fernando Frederico Teixeira

    ferft1 em 25 de março de 2015 - 21:36
  3. Concordo com teu artigo Carlos:

    O operador deve ter a consciência que ele é um agente de soluções, e que do outro lado da linha tem alguém igual a ele(com sentimentos / dores / tritezas / alegrias / sonhos e necessidades / etc.) querendo uma solução para seu problema ou resolução de alguma necessidade.

    O cliente está esperando uma proposta, um agendamento de serviço, talvez uma explicação para entendimento da fatura que não entendeu ou um parcelamento das faturas em aberto, um auxílio técnico, uma configuração do seu aparelho,ou uma venda bem feita,entre outras soluções que podem ser oferecidas em um atendimento. Se alguém está ligando, é por que precisa do ser humano do outro lado da linha.

    É necessário também jogo de cintura diferenciado, muitas vezes o cliente está irritado por uma um problema na contratação do seu produto e nunca foi resolvido(entre outros diversos problemas que geraram esta ligação).

    O ponto principal é a cultura que deve-se implantar, desde o treinamento inicial a ideia de atendimento voltado para: “gente falando com gente” “ser humano precisando do outro ser humano”, metodologias que façam o operador se colocar no lugar do cliente, exercitar como ele gostaria de ser atendido e o poder que um atendimento pode ter no futuro daquele cliente, e assim a conscientização e missão de “entender para atender”.

    Além disso a forma de abordagem e script pode ser moldado para cada tipo de produto para deixar o cliente mais a vontade, mais seguro e confiante.

    Ao contratar funcionários, ainda no treinamento aplicar uma redação com o tema, “Como eu gostaria de ser atendido” é o primeiro passo para conscientização.

    Mas de tudo que citei é a conscientização do operador, nada acontecerá para as empresas não quiserem comprar a ideia, começa na direção das empresas a “cultura” que deve “contagiar” e “descer a pirâmide” até chegar a linha de frente.

    Visão e valorização do cliente final é o começo do sucesso.

    ferft1 em 25 de março de 2015 - 21:30

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