Feb
11
10 de fevereiro de 2016 - 18:05

Vagas-privativas-um-problema-de-educacao-e-ou-atendimento-por-carlos-pires-televendas-cobranca

Hoje em dia, estacionar um carro não é uma tarefa das mais fáceis, e esta missão fica ainda mais complicada quando o condutor do veículo é uma pessoa idosa ou portadora de deficiência. Desta forma, para evitar este tipo de transtorno, foram criadas as vagas privativas para idosos e portadores de deficiência.

Foi um alívio? Deveria, mas infelizmente, vivemos em um país onde nem sempre o direito das pessoas é respeitado, sendo assim, é comum idosos e portadores de deficiência encontrarem suas vagas de estacionamento ocupadas por pessoas que não tem este direito.

Somente tem o direito de usar as vagas privativas, os condutores com alguma deficiência, quem estiver transportando uma pessoa com deficiência e idosos. É muito importante também que o veículo esteja sinalizado com adesivos do símbolo nacional de acesso.

Para piorar ainda mais a situação, as vezes as pessoas também ficam impedidas de estacionar nas suas vagas por estarem ali veículos de órgãos públicos e de estabelecimentos comerciais, enfim, desrespeito vindo de todas as partes.

As pessoas que desrespeitam a lei estão sujeitas à multa e pode ter inclusive o veículo guinchado, pelo menos eu particularmente nuca vi, apesar de presenciar vários desrespeitos em diversos tipos de lugares.

Quando são questionadas por estacionarem em vagas que não os pertencem, as pessoas dão sempre as mesmas desculpas, como: “Fui fazer algo rapidinho”, “Estava com muita pressa”. “Só fui pegar meu filho na porta da escola”, e etc.. Estas alegações revelam apenas a famosa malandragem ou o jeitinho brasileiro. São motoristas jovens e adultos frequentemente ocupando vagas de estacionamento designadas aos idosos e portadores de deficiência em vias públicas e estabelecimentos públicos e privados.

Depois desses péssimos exemplos, vem a pergunta que não quer calar. Este desrespeito todo, é um problema de educação ou atendimento? Eu particularmente enxergo isso como problema de educação e atendimento, exatamente nesta ordem.

Infelizmente muitas pessoas não recebem em casa e nas escolas, uma educação voltada a cidadania e as pessoas, onde entre outras coisas falamos do respeito as leis, as pessoas idosas, portadoras de deficiências e assim sucessivamente. Para chegarmos a ser um país de primeiro mundo precisamos acabar com este jeitinho brasileiro de enganar e desrespeitar as pessoas, de se achar o esperto e os outros menos espertos.

Vejo também como problema de atendimento, pois na minha opinião, é necessário ter pessoas das empresas, empreendimentos ou órgãos públicos, próximas a estas vagas com o intuito de evitar que pessoas que não tem direito as mesmas parem ali.

Por outro lado, acredito ser primordial uma mudança na lei, tornando-a mais rígida com aplicações de multas e até a cassação da carteira de habilitação por um tempo determinado, pois se estas pessoas não respeitam uma vaga demarcada, imaginem o que fazem durante o trânsito.

Você respeita as vagas privativas? Conhece pessoas que desrespeitam estas vagas? Você também acredita que este desrespeito seja um problema de educação e atendimento? Antes de cobrar melhora das pessoas, olhe para você e veja se você também não precisa mudar.

Um grande abraço a todos!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: