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3 tipos de atendimento ao cliente: O que aprender com eles?

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Ideia de Marketing
11 de maio de 2015 - 18:10

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Por: Thiago Maia

A maior dificuldade da maioria das empresas é conquistar clientes, sejam novos ou reativar os já existentes. Cada vez mais, uma tarefa difícil de ser alcançada e que depende ainda mais de muitas áreas envolvidas na relação com o consumidor. Porém, um ponto principal de qualquer relação com esse cliente e que muitas empresas não se atentam como deveriam é o atendimento que suas equipes oferecem.

Muitas vezes, um único atendimento errado ou com falta de vontade pode atrapalhar um relacionamento de meses e, quem sabe ainda, atrapalhar futuros clientes que poderiam ser indicados por ele. Por esse motivo muitas empresas investem cada vez mais no treinamento e aperfeiçoamento do atendimento de seus funcionários. Vamos analisar 3 tipos de atendimentos que encontramos no mercado, tanto com clientes externos, quanto com clientes internos. Então vamos conhecê-los:

Atendimento robotizado: Colocar pessoas despreparadas e sem perfil para atender o ativo mais importante da empresa pode custar muito caro. Antes de pensar em atender alguém precisamos entender que estamos lidando com pessoas, criar um atendimento humanizado é a maneira mais correta de manter um bom relacionamento e encantar ainda mais seus clientes. Em alguns casos a empresa induz o funcionário a ser robotizado e seguir apenas o “script” fazendo com que ele não entenda o real sentido do atendimento.

Atendimento básico: O objetivo desse perfil é encerrar logo o atendimento e anotar como mais um para sua “meta” sem se preocupar se entregou valor ao cliente, se resolveu seu problema ou ajudou com alguma dúvida, a intenção é se ver livre dele e começar outro para encerrar o dia o quanto antes. Se a empresa incentiva seus atendentes por quantidade de atendimentos (apenas) não tem como exigir nada diferente. Aqui mora o maior perigo do relacionamento com seus clientes ou futuros clientes, por um atendimento pela metade ou na correria, o consumidor busca outra empresa, seu concorrente que atende melhor, e não pensa duas vezes em fechar negócio lá se o atendimento for “bom”.

Atendimento humanizado: O foco de qualquer empresa que busca relacionamento tem que ser a humanização, não existe oportunidade melhor senão no atendimento, aqui é a hora de mostrar que a empresa se preocupa com esse cliente de verdade, que o conhece e sabe suas preferencias, tem um histórico de atendimentos anteriores e sabe qual a relação dele com a empresa, e o principal, quer ajudá-lo de qualquer maneira. Aproveitar a oportunidade para agradecer e dizer que é muito importante para a empresa e que está muito feliz em falar com ele. Encantá-lo com simpatia e boa vontade, sempre deixando claro que está ali para ajudar e não colocando bloqueios a sua frente.

Não é apenas na teoria que o atendimento traz bons resultados para a empresa, os clientes que não são bem atendidos em uma loja saem reclamando e dizendo que não voltam nunca mais naquele lugar, atravessam a rua e entram no concorrente. Quantas vezes isso já aconteceu com você? E com algum parente, amigo, conhecido? Comigo isso sempre acontece, prezo por um bom atendimento e não abro mão dele, se precisar atravesso a rua e compro no concorrente sim, mesmo que o preço seja maior, pois dou valor para o bom atendimento. Falando em valor, está aí o motivo de um bom atendimento ser tão importante para qualquer empresa, ele gera valor, aumenta o valor já existente e faz a compra se tornar algo mais prazeroso.

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