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A importância do fator surpresa na comunicação

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Monkey Business
03 de janeiro de 2017 - 18:02

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Por: Alexandre Franzolim

As pessoas mudam, porque sua apresentação continua a mesma? Conheça a importância do fator surpresa em sua comunicação.

A diferença da comunicação em Apresentações para as outras é você como interlocutor, o principal responsável por transmitir a mensagem de seus slides para sua audiência. Essa transmissão acontece através do alinhamento de seu discurso (maior parte do conteúdo) com a apresentação que possui (palavras-chave, termos mnemônicos que ajudem a fixar a mensagem na mente da audiência).

Por trás de todos os objetivos traçados pelos profissionais que se apresentam a característica em comum sempre será conquistar/surpreender a audiência: não importa se você quer investimentos para sua startup, aumentar o budget de seu projeto para esse ano, compartilhar uma nova descoberta na área ou apenas mostrar o portfólio de sua agência, se a audiência não se surpreender com seu conteúdo, você será esquecido.

Portanto, concluímos que um dos objetivos implícitos que devemos colocar na maioria das apresentações é o fator surpresa (ou ser inesperado). Quem se lembra da campanha da Virgin sobre segurança que compartilhamos aqui?

Estamos acostumados a ver as aeromoças falarem sobre o tema sempre com alto nível de formalidade, imagino que fosse algo necessário para não desvirtuar a atenção dos passageiros para outros assuntos – mas convenhamos: quem ainda presta atenção no que as aeromoças falam hoje em dia? A Virgin percebeu isso.

Para a Virgin, os passageiros representam a audiência, composta de pessoas geralmente ansiosas, reparando em todos os detalhes do avião, formando fila para ir ao banheiro etc. Pessoas inquietas. Como conquistar e, principalmente, manter a atenção constante? Apresentando um conteúdo de forma inesperada.

O inesperado, aliás, é uma das principais características do storytelling. O termo correto, no entanto, é plot twist. Foi perceber que Bruce Willis era um fantasma no final do filme O Sexto Sentido, ou quando Leonardo DiCaprio vai investigar um hospício em uma ilha e no final ele era o paciente que havia fugido, ou qualquer outro exemplo que possamos lembrar agora, o importante é notar a importância do fator surpresa quando o objetivo é captar e reter atenção.

E lá vamos nós com a ciência e estudos sobre o comportamento humano: nós pensamos em padrões. Todas as nossas experiências de vida são registradas e programadas como padrões, e tudo isso constrói nossas expectativas sobre diversos assuntos.

Seu objetivo como palestrante? Quebrar os padrões. Claro que não vamos sugerir a você pular no sofá como Tom Cruise no programa da Oprah tampouco entrar gritando no palco como Steve Ballmer, mas certamente você pensará (e muito) sobre como sua apresentação pode sair do tédio para se tornar uma experiência memorável para a audiência.

As pessoas mudam, porque sua apresentação continua a mesma? Melhores apresentações virão se você começar a fazer algo por elas ainda hoje.

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