Sep
06

Atendimento e encantamento: O que eu aprendi com a filosofia Disney

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Ideia de Marketing
05 de setembro de 2016 - 18:10

Atendimento-e-encantamento-o-que-eu-aprendi-com-a-filosofia-disney-televendas-cobranca

Por: Samanta Fonseca

Em 2013 eu trabalhei no operacional de um evento anual que se chama CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento). Quem é do setor de Recursos Humanos deve conhecer, pois é um congresso bem focado na área. CBTD é um congresso que reúne diversos profissionais dos mais variados setores, que trazem conteúdos no formato de palestras para auxiliar os colaboradores das grandes empresas a não só motivarem suas equipes, mas como melhorar seus processos de trabalho, atendimento, prestação de serviços, etc.

Isso é apenas uma parcela da grandeza que compõe tudo o que CBTD oferece, porém não é o foco do post de hoje. Hoje venho falar de excelência no atendimento, que foi o que eu mais aprendi nos dias do evento. Antes de atendermos os congressistas, passamos por um treinamento. Mas não só um treinamento técnico de como funcionaria o operacional do evento, como era de se esperar. O treinamento que recebemos foi algo, no mínimo transformador. Algo que se leva para sua vida, de fato.

Durante o treinamento, aprendemos como funciona o método Disney de atendimento ao cliente. O palestrante nos envolveu no universo Disney através de depoimentos de quem visitou o local, vídeos e muitas histórias bacanas. Entre todos os relatos, lembro-me, especialmente de um que o palestrante contou, que aconteceu com ele e seu filho no parque.

Segundo o palestrante, (que estava com a mulher e filho em uma loja de brinquedos) o menino queria muito brincar com alguns ursinhos e demais brinquedos que tinham no local. Ele, por sua vez queria ver outras coisas na loja, mas a criança não o deixava, pois queria porque queria ficar com os brinquedos. Uma funcionária da loja, vendo a situação, foi até ele e perguntou se não queria ver outras coisas à vontade na loja, e que ela ficaria olhando o menino sem problema nenhum.

Eu nunca vi nada do tipo, em lugar nenhum. Cuidar de uma criança, por tempo indeterminado enquanto os pais passeiam tranquilamente, sem custo nenhum, é algo realmente de impressionar. É ou não é o suficiente para que você fique encantado com o lugar? E é bem esse o segredo. É esse o encantamento. Essa é a magia, a estratégia da Disney.

Aqui no Ideia temos um artigo interessante falando sobre os 7 métodos Disney de atendimento. Porém, quero falar aqui sobre um em especial: o encantamento. Depois de todo o processo de atenção ao cliente, vem o encantamento. No congresso em que trabalhei, éramos instruídos a atender os congressistas num local chamado “palco”, onde éramos responsáveis pelo encantamento do cliente.

É como se fôssemos atrações principais do Cirque du Soleil, onde tínhamos a responsabilidade de fazer o cliente ficar boquiaberto e absurdamente satisfeito, superando suas expectativas. Éramos nós que apresentávamos os palestrantes, levávamos brindes, entregávamos mimos como balas, entre outros presentinhos.

Em um mercado onde estamos acostumados a receber somente por aquilo que pagamos, qualquer empresa que faça “algo” a mais, fideliza seu cliente. Fazer o normal, todo mundo faz. Dar um passo a mais, ir um pouco além é o que realmente faz a diferença. E você, o que tem feito para surpreender o seu cliente?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: