Jun
03

Cliente oculto: atendimento nu e cru

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Conarec
02 de junho de 2015 - 18:09

Cliente-oculto-atendimento-nu-e-cru-televendas-cobranca

Serviço de cliente oculto pode ser alternativa para as empresas saberem como seus colaboradores se relacionam com os consumidores. Saiba mais sobre a excelência no atendimento no painel “A magia do relacionamento. Como atender quem não entende e se fazer entender por quem atende”, que acontecerá no segundo dia do evento.

O serviço de cliente oculto é uma forma secreta de as empresas se auto avaliarem nesse sentido. Em todo o mundo, existem mais de 1,5 milhões de pessoas que trabalham como clientes ocultos. O setor movimenta a cada ano US$ 1,5 bilhão. É um mercado lucrativo, que tem crescido nos últimos anos. Uma das empresas que oferece esse serviço no País, a OnYou, faturou R$ 3,6 milhões no ano passado.

O diretor de Operações e Gestão de pessoas do Cinemark, Paulo Rego, diz que o serviço de cliente oculto está sendo fundamental para aperfeiçoar a política de satisfação do cliente.

“Esse tipo de estratégia não faz parte da cultura do varejo brasileiro, mas tem crescido nos últimos anos e ajudado a reforçar padrões de qualidade e excelência fundamentais para o desenvolvimento do setor de entretenimento”, defende.

Os clientes ocultos são selecionados e treinados para frequentar sigilosamente as lojas das empresas se passando por clientes comuns. Depois, enviam aos consultores da OnYou relatório detalhado de informações, que vão se tornar mais tarde um diagnóstico cultural das empresas. As avaliações são periódicas e analisam elementos como a imagem do produto, cortesia e simpatia dos funcionários.

Uma pesquisa da própria OnYou indicou que os clientes ocultos são, em sua maioria, mulheres entre 30 e 39 anos. Os segmentos que mais contratam os serviços de cliente oculto são de serviços de alimentação (35%) seguidos pelo varejo, com 30%.

“Clientes ocultos têm por características serem detalhistas, atentos a tudo, desde a recepção até a apresentação da roupa de um atendente.”, explica José Worcman, sócio-diretor da OnYou e presidente da Associação Latino-Americana de empresas de clientes ocultos.

Worcman revela que a desatenção dos funcionários, falta de personalização do serviço, conhecimento do produto e conversas entre funcionários são os problemas mais recorrentes apontados nas visitas dos clientes ocultos.

App e painel de oportunidades

A OnYou criou um aplicativo para facilitar o modo de trabalhar dos 40 mil clientes ocultos que prestam serviços através da empresa para 400 varejistas brasileiros.

Na prática, não muda muita coisa no trabalho dos clientes ocultos, mas agora com o app, eles podem obter informações sobre a visita que devem fazer e até ir preenchendo os relatórios enquanto ainda estão na loja, o que antes era feito apenas pelo site.

A empresa lançou também um painel de oportunidades, com o intuito de tornar o processo de indicação de clientes ocultos mais dinâmico. Dentro do próprio cadastro, há uma nova aba indicando diversas avaliações disponíveis por região, definidas por geolocalização.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: