Feb
07

É uma crise ou o relacionamento com meu cliente está por um fio?

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Administradores.com
06 de fevereiro de 2018 - 18:09

E-uma-crise-ou-o-relacionamento-com-meu-cliente-esta-por-um-fio-televendas-cobranca

Será que estamos sendo o parceiro ideal? Aquele que escuta tudo que nosso cliente fala e supera todos os seus anseios?

Por: Albert Deweik

Às vezes, a traição é inevitável. Sabe aquele ditado que diz que “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”? Pois é, mas nessa briga, eu preciso e devo me intrometer.

Quantas vezes nos deparamos com clientes, teoricamente fiéis, que, do dia para a noite – ou pelo menos parece ser assim – nos trocam pelo concorrente? Demoramos anos para conquistá-lo, tinha tudo para ser um casamento eterno, mas de repente acaba.

Será que, quando conquistamos aquele cliente fiel, nós ainda fazemos algo diferente todos os dias para mantê-lo atraído por nós? Será que surpreendemos este cliente diariamente com novidades, promoções, bom relacionamento?

Vou além, será que estamos sendo o parceiro ideal? Aquele que escuta tudo que nosso cliente fala e supera todos os seus anseios?

Um cliente satisfeito e assistido pela sua empresa, tem menos chance de te trocar pelo concorrente, mesmo que haja uma falha no produto ou na entrega do serviço prometido, se a relação for honesta, se ele for ouvido e posicionado constantemente.

Como muitas empresas têm medo de quebrarem a jornada de relacionamento com seus clientes, separei três dicas preciosas para que isso não aconteça. Confira:

1 – Seja Honesto

Honestidade é a base de qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. Não existe sentimento pior para o cliente do que se sentir enganado ou, descobrir uma mentira por parte da empresa. Não existe produto ou serviço com qualidade para segurar o cliente se não houver honestidade por parte da empresa. Um cliente enganado nunca mais volta a fazer negócio com a empresa, mesmo que os preços sejam extremamente atrativos ou que você o encha de presentes.

2 – Saiba escutar, não somente ouvir seu cliente

Ouvir seu cliente, não significa que você escutou e, principalmente, entendeu a demanda dele. Ninguém gosta de falar sozinho. É fundamental que a empresa saiba escutar seu cliente, assimilar suas falhas e corrigir seus processos. O cliente que falhas repetidas não ocorram e que ele possa se sentir seguro nas próximas compras. Empatia, nesses casos, é fundamental. Lembre-se: clientes são pessoas, não números.

3 – Quem não dá assistência, perde para a concorrência

Estou me referindo à uma assistência real e não à técnica. Um serviço de atendimento que esteja disponível em todos os canais desejados pelo cliente, online ou offlne. Um canal para que o cliente sinta-se assistido e tire suas dúvidas, de forma prática e rápida e sinta-se seguro para futuras compras.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: