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O Compartilhar – No Relacionamento Cliente-Empresa

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Redação
02 de fevereiro de 2016 - 18:07

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Nos últimos anos algo tem me chamado especial atenção durante a época de Natal.

Falo sobre o fato de que ano a ano os “presentes para todos” vem sendo substituídos para menos presentes para menos pessoas, porém, com mais atenção.

Me lembro de uma fala do Helio Mattar, do Instituto Akatu (www.akatu.com.br) sobre consumo consciente e presentes, de que deveríamos caminhar para uma sociedade com mais sensibilidade e menos “coisas” nas épocas festivas.

Mesmo considerando que os anos recentes tem sido de uma economia fraca, me parece que aquela preocupação extrema em dar presentes, vem paulatinamente sendo substituída pelo ‘estar presente’.

Talvez seja apenas uma percepção pessoal, mas tenho a impressão de que as pessoas estão começando a se dar conta de que um presente pode ou não ser capaz de levar a mensagem de que amamos a outra pessoa para a qual estamos dando algo.

Se você tem filhos, o exemplo provavelmente seja fácil de compreender. Imagine que seu filho (ou sua filha) decida dar um presente para você. Talvez uma pintura ou algo similar. Desta forma ele (a) pede ao seu parceiro (a) para ir até a loja e comprar uma gravura de algum artista famoso com uma imagem que lhe chame a atenção.

Por outro lado, talvez ele (a) decida fazer algo diferente. Ao invés de comprar uma gravura pronta ele (a) pede ao seu parceiro (a) para comprar tintas e papel para fazer um desenho e escrever algo como: “Papai/Mamãe eu te Amo. Desejo de todo o meu coração um Feliz Natal! ”. Talvez a gravura pronta fique no fundo de alguma gaveta, mas a pintura feita de próprio punho (ainda que não seja uma obra de arte), tem grande chance de ir para um local de destaque na sua mesa de trabalho.

Com isto, seu filho (a) decidiu sem perceber, ao invés de comprar um presente pronto, por compartilhar seus dons e talentos.

Uma pessoa tem virtualmente uma infinidade de possibilidades sobre sua própria expressão no trabalho e na vida.

Levando isso tudo para o ambiente corporativo tenho a impressão de que as empresas já nascem com alguma clareza sobre como compartilhar seus dons e talentos. Falo aqui dos produtos e serviços que em uma instância são a materialização do ‘Porque’ da empresa.

Pensando desta forma, a onda que o mercado traz de responsabilidade social e reversão dos lucros em benefício da sociedade acaba deixando de existir e pode ser substituído pela melhor expressão que a empresa pode ter na realização de seu próprio trabalho diário.

Se uma empresa começa a compreender que o que ela faz como sua atividade fim todos os dias é (de verdade) uma forma de contribuir com a sociedade através de sua melhor expressão, ela passa a focar em fazer com amor e esmero cada produto e entrega de serviço para seus clientes.

Na minha visão, cada empresa deveria observar como ela contribui para a sociedade através de seus próprios clientes.

Se a função primária da empresa for ‘trazer alegria e realização para seus clientes’, a responsabilidade social já está sendo executada por si só!

Claro, ainda temos muito chão pela frente em nosso planeta até que os problemas mais básicos sejam resolvidos. Então, todo tipo de assistência ainda é necessário. Mas, para que possamos evoluir para um mundo onde as empresas façam parte de uma sociedade melhor, me parece necessário que cada um compreenda sua parte no todo e como expressar a melhor versão de si mesmo todos os dias e em cada atividade.

Se os empresários e as empresas tiverem a compreensão ‘do seu lugar no mundo’ acredito que teremos um lugar melhor para se viver.

Leonardo Barci

Presidente da youDb, blogueiro da Exame.com e co-autor do livro Mind The Gap – Porque o Relacionamento com Clientes vem antes do Marketing

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