Jan
27

O Profissional de Atendimento – Por Carlos Pires

por: Carlos Pires
em: Qualidade
fonte: Redação
26 de janeiro de 2015 - 18:10 - atualizado às 22:58

O-profissional-de-atendimento-por-carlos-pires-televendas-cobranca

Segundo estimativas, a população brasileira gira em torno de 193.946.886 de habitantes, ou seja, como costuma-se dizer na linguagem popular, que temos mais de 190 milhões de técnicos de futebol, para o atendimento está máxima é a mesma, temos mais de 190 milhões de profissionais de atendimento.

Todos tem experiências sobre atendimento, seja ela boa, ruim ou normal, e todos também tem uma opinião de como deveriam ter sido estes atendimentos, como as pessoas e empresas deveriam se comportar para resolver um ou outro problema.

Ao contrário do que muitos dizem, a profissão de atendimento é a mais antiga do mundo, pois tudo que fazemos e necessitamos vem acompanhado de atendimento, só não percebemos isso com mais evidência, porque costumamos ligar atendimento a empresa, a serviço ou produtos.

Mais não lembramos, que quando pedimos por exemplo para o pai, mãe ou irmão pagar uma conta no banco porque não temos tempo de fazer isso naquele dia, está havendo aí, de uma certa forma, um atendimento e assim sucessivamente.

Por estas e outras razões é que sempre coloco nas minhas palestras, treinamentos, conferências e bate papo, que ser um profissional de atendimento, é fazer parte de uma das profissões mais dignas e difíceis do mercado de trabalho, porém, por culpa de algumas empresas e de alguns profissionais que trabalham no meio, que não dão a devida importância para este tão importante e gratificante trabalho, que consiste em informar, ajudar, esclarecer e solucionar problemas, os clientes não dão o devido valor a este serviço, sempre torcendo o nariz quando questionados sobre este tema.

Por tudo que lemos aqui, coloquei na introdução do blog, na matéria Blog Gestão 3.0, que atendimento não é para oportunistas e sim para profissionais, pois não podemos brincar de atender, ou atender por curiosidade, tem que atender com vontade, com gosto, com responsabilidade, com atenção, com respeito e acima de tudo, com um sorriso na voz, no rosto e no coração, pois alguém precisa de nós por algum importante motivo e nossa obrigação, é confortar estes clientes e oferecer a melhor solução para ele e para a empresa, os dois tem que ganhar.

Costumo dizer sempre, que atendimento é uma arte, sendo assim, quem trabalha em atendimento é um artista, pois no decorrer do nosso trabalho, temos que interpretar diversos papéis, pois temos diversos tipos de clientes e sempre temos que nos adaptar a eles e não eles a nós.

Para tudo isso acontecer de uma forma correta e linear, temos também que ter líderes diferenciados, que coloquem em prática este tipo de trabalho. Mais amanhã falaremos deste tema. Aguardem.

Um grande abraço a todos!

Carlos Pires

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: