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Oi lança aplicativo para receber reclamações de clientes

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Valor Econômico
03 de abril de 2013 - 16:08

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Por: Cibelle Bouças

A Oi desenvolveu um aplicativo para clientes de telefonia móvel que usam smartphones com o sistema operacional Android (do Google) ou iPhone (da Apple). Com o software, os assinantes podem relatar de forma rápida problemas de queda na ligação, chamadas não completadas, falta de sinal, internet lenta, falta de internet e problemas para envio e recepção de mensagens de texto (SMS e MMS).

O diretor de inovação e novos negócios da Oi, Pedro Ripper, disse que a iniciativa tem dois objetivos: reduzir o índice de reclamações com ações diretas nas regiões com mais problemas e direcionar melhor os investimentos em qualidade e ampliação dos serviços. Para o executivo, o aplicativo de reclamações vai alcançar facilmente os 100 mil downloads no semestre.

A Oi foi a operadora que recebeu o maior número de multas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) neste ano, superando R$ 70 milhões. A maior parte das multas refere-se ao descumprimento da legislação e a problemas quanto à qualidade do serviço prestado em algumas regiões do país. Em julho do ano passado, a Oi foi uma das operadoras que teve as vendas de novas linhas proibidas pela Anatel em cinco Estados, devido a problemas de qualidade.

Ripper disse que, além das ferramentas para avaliação de congestionamento de redes, a companhia faz testes com celulares especiais que circulam pelas cidades para testar a qualidade do sinal. “O problema é que o teste mostra que o sinal funciona em uma região em um horário, mas pode haver congestionamento em outro horário e essa falha não é captada. Ou há um problema na captação de sinal dentro dos edifícios. É difícil ter a dimensão exata do que o usuário passa”, afirmou.

A expectativa da companhia é que o usuários informem pelo aplicativo se enfrentam algum problema. “Se houver um certo número de reclamações em uma rua, por exemplo, a companhia consegue trocar a antena, ou colocar um equipamento extra. A solução será mais eficaz e rápida”, disse Ripper. Ele não informou a partir de que volume de reclamações será tomada uma providência.

As informações coletadas no aplicativo serão enviadas às áreas de manutenção de redes de planejamento. Além de resolver problemas relacionados à manutenção, a Oi pretende usar os dados que demonstram uma demanda mais forte em determinada região para direcionar melhor os investimentos. A Oi investiu no ano passado R$ 6,6 bilhões na expansão de sua rede e na melhoria da qualidade de seus serviços. Para este ano, prevê investir R$ 6 bilhões.

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