Feb
18
17 de fevereiro de 2019 - 14:10

Para-uma-melhor-experiencia-do-cliente-ele-sempre-estara-certo-televendas-cobranca

“O cliente está sempre certo”. Você com certeza já ouviu essa frase algumas várias vezes ao longo da sua vida. Já deve ter notado, também, que existe uma tendência recente de desvalidar a famosa frase. Contudo, muitos dos contrários a essa filosofia se valem de casos isolados para justificar o seu pensamento. Na realidade do dia a dia de uma empresa, exceções não fazem a regra. Na hora de desenvolver uma boa experiência do cliente, a sua marca precisa entender que o cliente está, sim, sempre certo.

Sem clientes, não tem como existir uma empresa ou uma marca

Um motivo que faz com que muitas empresas ainda batam na tecla do “cliente está sempre certo” é o fato de saberem o quão importante ele é. Uma empresa sem cliente é somente um grupo de pessoas promovendo sua solução para ninguém. O cliente está sempre certo porque uma vez que você tem uma marca, você precisa fazer com que os consumidores sintam-se felizes, bem-vindos e com vontade de voltar, a partir de uma boa experiência do cliente. Muitas marcas perdem esse fato de vista conforme vão enriquecendo, sem perceber que podem perder tudo sem clientes fiéis. Muitas vezes, o atendimento ao cliente é o primeiro a ser afetado, já que sem uma cultura de apreciação do cliente, esse departamento torna-se, erroneamente, secundário.

A repercussão negativa pode ser grande sem uma experiência do cliente convincente

Quando a sua marca falha em desenvolver uma boa experiência do cliente, a repercussão negativa pode ser grande, em especial se motivadas por problemas com o atendimento ao cliente. Em tempos digitais, uma única reclamação pode afetar fortemente a reputação da sua marca frente a uma quantidade considerável de pessoas. Mesmo uma marca conhecida pode ver seus lucros caírem após um episódio desses, enquanto novatas no mercado podem ter o seu fim sentenciado.

Uma boa ética empresarial depende da valorização do seu cliente

Seguir o preceito de que o cliente está sempre certo é uma ética empresarial. A ética empresarial é um grande conjunto de ações moralmente corretas que direcionam a empresa e a marca por caminhos, internos e externos, que respeitem todos os envolvidos, valorizando todas as pessoas. Ter uma ética empresarial bem definida e que faz parte da cultura da empresa ajuda a melhorar a reputação da marca, uma vez que clientes e colaboradores recebem tratamento digno. Uma boa experiência do cliente depende fortemente de uma sólida ética empresarial, que coloca seus consumidores em primeiro lugar, entendendo suas expectativas e seus problemas.

O atendimento ao cliente precisa entender que todo cliente importa

Quando a sua marca entende que o cliente está sempre certo, a sua empresa coloca novos padrões de excelência para o seu departamento de atendimento ao cliente. A experiência do cliente entregue por call centers e outras centrais de atendimento ao cliente é uma das principais causas para o seu cliente se tornar fiel, ou para ele desistir de fazer negócios com a sua marca. Todo cliente importa. Logo, as empresas devem se esforçar para criar um ambiente que possibilite entregar um serviço que vá além e realmente satisfaça o cliente.

Após ler nosso texto, o que você acha: o cliente está sempre certo? Esperamos seu comentário. Caso tenha interesse am alguma plataforma de voz ou solução de telefonia, entre em contato conosco!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: