Mar
12
11 de março de 2014 - 18:09 - atualizado às 18:20

Respondendo-a-reclamacao-do-cliente-por-mercedes-moraes-televendas-cobranca

Decidi fazer uma reclamação sobre um hotel em que estive hospedada. Dediquei meu tempo, prestando uma consultoria grátis por que é assim que eu vejo o fato de alguém perder tempo informando o que não funcionou e descrevi com detalhes tudo o que havia me desagradado e encaminhei o email.

Recebi um primeiro email confirmando o recebimento, me informando que já haviam encaminhado minha reclamação, e que alguém da área de qualidade faria um contato.

Recebi um segundo email, e aí do Gerente de Qualidade, e tendo em vista que minha reclamação tinha a ver com a limpeza do apartamento, culpava o tempo quente, a rotatividade do hotel e outras razões totalmente irrelevantes para o ocorrido.  Ora, estamos falando de hotel… alta rotatividade???? Por que não se desculpar dizendo que sim, houve falta de atenção e cuidado, e que e isto foi feito, pedir para dar mais uma oportunidade e avisar quando fosse usar um hotel da rede. E foi o que fiz. Informei minha intenção. Porém, acabei indo para outro hotel por que nunca recebi qualquer resposta. Ou seja, claro que já contei para meus conhecidos e desconhecidos minha história porque ela está na íntegra está na rede, através de um site de viagem. Esta rede, nunca mais!

Em geral, as respostas são padrão e dizem de forma insincera que sentem o acontecido e que relatos como o meu criarão oportunidades de melhoria. Pedidos de desculpa, resposta por item reclamado, e algum tipo de compensação, dificilmente fazem parte e este caso não fugiu à regra.

Acredito realmente que por mais atenta que a empresa possa estar, erros continuam e continuarão a ocorrer, independentemente das boas intenções.  Portanto, não são os erros que nos fazem expressar de forma negativa nossa visão ou desistir do serviço ou produto em questão. O que nos faz mudar de fornecedor é a forma com que tratam o erro que cometeram.

Pense nisto: se você quer que seu cliente perdoe e volte, usa a seriedade. Seja sincero no seu pedido de desculpas, responda TODOS os itens da reclamação, e compense de alguma forma. É muito fácil transformar seu cliente em vendedor de seus serviços ou produtos se a sua empresa souber dar o tratamento adequado à reclamação.

Mercedes Maria Junqueira de Moraes – Há mais de 25 anos prestando serviço em níveis gerenciais dentro da área de atendimento ao cliente, em grandes organizações dos mais variados segmentos como Editora Abril, TAM, Sul America Seguros e Carglass, dentre outras. É ouvidora certificada pela ABO/SP e é conhecedora da norma COPC (Customer Operations Performance Center) pela Kenwin. Atualmente é a diretora da Mercedes Moraes Assessoria e Treinamento especializada em desenvolvimento de pessoas na área de atendimento ao cliente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Boa noite,vi uma reportagem de um grupo de autopeças,que a Mercedes Moraes deu um treinamento,e gostaria de ter informações

    Franklin em 30 de junho de 2018 - 21:37

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: