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Setor investe em ações para a qualidade de vida do operador

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Consumidor Moderno
12 de junho de 2013 - 18:46

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Empresas, sindicatos e governo desenvolvem ações especiais integradas para combate prévio ao estresse e, assim evitar transtornos ao colaborador

Um dos setores que desenvolvem ações preventivas para auxiliar na qualidade de vida no trabalho é o de contact center. A atividade, que demanda esforço do operador em atender e solucionar de maneira ágil as necessidades dos clientes, exige um pensamento rápido e o aumento de determinados sentidos como audição e fala. Por isso, recebe especial atenção por parte de empresários, sindicatos e governo para que futuros transtornos ao colaborador sejam evitados.

As ações trabalhadas pelas empresas visam o equilíbrio físico, mental e intelectual. A Proxis, companhia de contact center sediada em São Paulo, já nasceu com a visão de valorização do capital humano e, ao longo dos anos, desenvolveu diversos programas neste aspecto. “Nosso valor é: ser humano, sempre. Conceito aplicado tanto no respeito ao próximo quanto no sentido de tomar sempre atitudes que enalteçam o fator humanidade. Com base nisso, formatamos diversas iniciativas para garantir o bem-estar de nossos resolvedores, termo que utilizamos para definir colaborador”, destaca Jimmy Cygler, presidente da Proxis.

Segundo o executivo, a empresa conta com o departamento de Talentos Humanos, formado por psicólogos e estudantes da área. “Somado a isso, enfatizamos a importância de nossa estrutura de portas abertas, em que operadores, supervisores, entre outros profissionais, têm acesso à sala da presidência e a meu e-mail. A ideia é que saibam o quanto são fundamentais para a organização. Isso nos garante ter menos da metade da média do mercado de turn over e absenteísmo”, avalia Cygler.

A Proxis adota as seguintes práticas no ambiente de trabalho

• Clube da Saúde e Bem-Estar: reúne uma vez por mês todos que queiram participar para discutir sobre temas específicos de qualidade de vida como obesidade, diabetes, trazendo inclusive especialistas de diversas áreas para integrar a conversa;

• Café com o presidente: encontro mensal para falar sobre os anseios e sugestões para os próximos desafios da companhia e a percepção de todos sobre o trabalho desenvolvido;

• Parceria com escola de inglês: 50% do curso pago pela Proxis;

• Biblioteca com 500 exemplares dos mais diversos gêneros literários e Clube do Livro para estimular a leitura; e

• Sala de massagem: ao todo 4 massoterapeutas cegos fazem massagens durante as pausas do intervalo de trabalho.

“Decidimos trabalhar a inclusão social atrelada à proporção de relaxamento para o resolvedor que tem uma jornada pesada e necessita de relaxamento. Por conta disso, criamos esta sala especial, pois tudo é pensado para prevenir possíveis problemas como estresse. Como eu sempre digo, é preciso sempre se atentar para os quatro corpos do individuo: físico, emocional, intelectual e espiritual”, justifica Cygler.

Outra empresa do setor que também adota essa visão é a Uranet. Dentre as atividades listadas estão, além da sala de relaxamento e massagem, assistência médica conveniada, ginástica laboral, fonaudiologia, investimento ergonômico das instalações e atividades recreativas e culturais com os familiares dos profissionais.

O governo também se preocupa, neste sentido, com a criação da Norma Regulamentadora 17 para o segmento, estipulando diretrizes para o ambiente de trabalho que vão desde o posicionamento correto de cadeiras e monitores até a instalação de ar-condicionado.

Já o Sintelmark (Sindicato Paulistas das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos) estimula o desenvolvimento humano do contact center com propostas junto ao governo como:

• O Projeto “Minha Grande Chance SP”, para que as companhias possam se instalar nas regiões onde grande parte de seus colaboradores residem e assim diminuir o tempo do trajeto trabalho-casa e escola.

• A solicitação de regulamentação do teletrabalho para que este profissional não tenha necessidade de se deslocar com frequência.

“Somente com a integração entre indivíduo, governo e empresa será possível administrar este mal que atinge tanto brasileiros como profissionais de outros países em todas as áreas. Há a necessidade latente de que todos estes atores ajam em sintonia para que sejam planejadas e implantadas iniciativas diferenciadas e de caráter contínuo com o objetivo de maximizar a qualidade de vida profissional e pessoal. Afinal o equilíbrio entre ambas refletirá positivamente no desempenho das atividades no trabalho e no saudável relacionamento familiar e social”, afirma Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark.

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