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01 de maio de 2019 - 18:03

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Use e abuse da criatividade nos momentos de interação e geração de conteúdo para os seus possíveis clientes.

Por: Leonardo Cardoso Macedo

Na atualidade, as redes sociais são consideradas como um dos meios mais baratos de mídia paga. Por meio da segmentação que nelas podem ser feitas, o seu anúncio acaba atingindo somente – ou em grande parte – seu público alvo, diferente de outras mídias como TV e rádio, onde é mais difícil segmentar detalhadamente a mensagem para que atinja o público desejado.

Pensando nisso, resolvi escrever sobre algumas funcionalidades das mídias sociais dentro das micro e pequenas empresas. São elas:

1- Seja ativo no Facebook.

A maioria das empresas de pequeno porte ou não possuem perfil no Facebook ou possuem, mas quase nunca atualizam sua página. Manter o perfil atualizado é fundamental, seja postando curiosidades sobre o seu ramo, novidades, ou até mesmo fotos e depoimentos de seus clientes.

Acima de tudo, poste conteúdos que gerem valor e sejam relevantes para os seus fãs e possíveis clientes, para que eles não esqueçam de você quando precisarem novamente de seu produto e/ou serviço.

2- Ninguém entra nas redes sociais para comprar nada!

Você já entrou no Facebook para comprar um carro, ou aquela camisa que está na moda? Não! Nem você, nem ninguém. As pessoas acessam suas contas para interagir com outras pessoas, sejam amigos ou familiares, entram em seus perfis para compartilhar algo que lhe agrade, uma fotografia bonita ou quem sabe o videclipe da sua música favorita. Enfim, trata-se de construir relacionamentos duradouros com o seu público alvo e não meramente vender.

Por isso, você não deve pensar nas redes sociais exclusivamente como um canal de vendas, mas sim como uma forma de construir autoridade e audiência, encurtando a distância entre sua marca e possíveis clientes.

3- Patrocine suas postagens mais relevantes.

As redes sociais como um todo, mas em particular o Facebook, nos auxilia passo a passo para a construção de anúncios. De acordo com seu orçamento disponível para a postagem, o Facebook te mostra quantas pessoas em média a sua campanha atingirá, mediante a um público alvo que ele também te ajuda a segmentar de acordo com as características do seu negócio.

Além disso, ao patrocinar postagens de valor para o seu público, você aumentará sua audiência e autoridade em seu ramo, e possivelmente muitas pessoas compartilharão seu post, alcançando um público ainda maior do que o previsto pelo Facebook. Quanto maior a fatia do seu público que for atingida, maiores as suas chances de transformar fãs em clientes.

4- Utilize o WhatsApp para fazer pós-venda.

Os clientes entram e saem da sua empresa e você nem sequer sabe o nome ou o telefone deles? Então você contará com a “sorte” para que eles voltem? Hoje em dia, não basta mais ser uma empresa efetiva antes e durante o processo de vendas, tornou-se fundamental um acompanhamento ao cliente mesmo após o fechamento da venda. O WhatsApp tornou-se um facilitador da comunicação cliente-empresa para um processo de pós-venda.

Vou citar como exemplo o meu segmento de mercado (Pet Shop). Durante o processo de vendas, o cliente tem seus dados cadastrados e efetua sua compra. Alguns dias mais tarde, entramos em contato com o cliente – via WhatsApp – para saber se ele ficou satisfeito com os serviços que prestamos ao seu pet, ou como anda o tratamento de uma possível enfermidade do pet e assim por diante. Isso, além de surpreender o cliente, faz com que ele fique com uma experiência positiva em relação a empresa, assegurando que ele lhe procure quando precisar novamente de seus produtos ou serviços.

Desse modo, é possível desenvolver presença atuante nas redes sociais mesmo com pouco orçamento disponível.

Use e abuse da criatividade no momento de interação e geração de conteúdos para os seus possíveis clientes.

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