out
02

Brasileiro gosta de navegar na internet à noite

por: Angelica Balthasar
fonte: Folha de S.Paulo
02 de outubro de 2012 - 22:56 - atualizado em 03 de outubro de 2012 às 14:18

Brasileiro gosta de navegar na internet à noite-oficial

O horário entre as 19h e as 22h é o preferido dos brasileiros para se conectar à internet nos dias de semana.

Aos sábados e domingos, o acesso é menos concentrado e se estende ao longo da tarde e da noite, no período que vai das 14h às 22h.

Os dados são da pesquisa “Horário Nobre da internet no Brasil”, realizada em parceria pela Hi-Midia, empresa especializada em mídia online, e a M.Sense, que faz estudos sobre o mercado digital.

No total, 1.265 pessoas das cinco regiões do país foram entrevistadas.

O levantamento, feito pela internet entre os dias 15 a 22 de junho, também mapeou os horários em que se concentram diferentes tipos de atividade na rede (como ler e-mails, fazer downloads ou assistir a vídeos), tanto dos usuários de computadores pessoais como os de dispositivos móveis, como os tablets e smartphones.

Brasileiro gosta de navegar na internet à noite

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Nos computadores pessoais, atividades mais comuns como navegar nas redes sociais (41%), ler e enviar e-mails (35%), ver notícias (32%) e acessar conteúdo de entretenimento (32%) se concentram no horário de maior acesso durante a semana, entre 19h e 22h.

Já durante os finais de semana, entre 14h e 17h, se destacam o acesso às redes sociais (33%), a leitura de e-mails (28%) e a procura por entretenimento (28%) e notícias (27%).

Entre 19h e 22h, a busca é maior por visualização de vídeos (28%), downloads de filmes e músicas (24%) e jogos (18%).

NOVOS FORMATOS

Nos finais de semana, a maior parte dos acessos à rede via tablets e smartphones ocorre ao longo da tarde e noite, aponta a pesquisa.

Atividades como ler e-mails e acessar as redes sociais começam mais cedo do que as demais, com percentuais elevados desde as 9h (23% e 22%, respectivamente). Na maioria desses casos, no entanto, os picos ocorrem na faixa das 19h às 22h.

“A mobilidade faz com que o acesso à internet ocorra em vários horários durante o dia, o que precisa ser observado no planejamento de ações e campanhas publicitárias”, afirma Bruno Maletta, sócio da M.Sense.

“Isso mostra a importância de as empresas compreenderem bem os hábitos dos usuários, para que elas otimizem recursos investidos e melhorem a eficiência da comunicação entre os consumidores e as marcas.”

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Dia 30/10 divulgaremos o ganhador do Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Muito bom

    William laurencio do nascimento em 02 de julho de 2015 - 18:32

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: