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11 de março de 2014 - 18:07

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Por: Diego Mello

O mundo virtual tem transformado a relação entre as pessoas. E uma das grandes responsáveis por isso são as redes sociais. Prova disso é de que algumas empresas cresceram com o uso da ferramenta. O SRZD falou com Bruno Bezerra, sócio-diretor da Fotocabine, empresa que aumentou o seu faturamento em 70%.

Segundo Bruno, o crescimento da empresa se deve ao uso das redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. No mundo virtual, os clientes compartilham as fotos e divulgam a empresa para seus amigos. “A gente acredita que esse sucesso se dá pelas mídias sociais, já que as pessoas compartilham as fotos, falam que foram no evento e indicam para os outros. Tem muito o que a gente chama de boca a boca virtual”.

A Fotocabine utiliza cabines fotográficas para tirar fotos em sequência, fazendo a revelação na mesma hora. Além da cabine em eventos, foi criado o Printgram. A ferramenta permite que você imprima suas fotos tiradas durante as festas diretamente do Instagram. Criada em 2008, a empresa passou de 16 eventos para 1.500 entre 2011 e 2012, crescendo o faturamento em 70%.

Cerca de 20% dos clientes conhecem a Fotocabine através das redes sociais. No Printgram, o número sobe para 40%, representando um faturamento de 40% através da internet. Outras empresas, como a Mørk, só fazem suas vendas através das lojas virtuais. “As ações que a gente faz são mais orgânicas. No Facebook a gente posta as fotos dos eventos, então as pessoas voltam para o nosso perfil para ver as fotos que elas tiraram. O Instagram a gente usa mais para avisar que a gente está presente em algum evento”, explicou Bruno.

Percebendo esse novo mundo criado pelas redes sociais, a Fotocabine contratou uma empresa especializada no assunto. Ela atenderá a demanda de dúvidas e solicitações dos clientes, facilitando o atendimento deles. “Se a pessoa manda um inbox ou faz um comentário, ela quer que essa resposta seja imediata. Então hoje em dia a gente está cada vez mais focado para conseguir responder a expectativa que o cliente quer”.

A Fotocabine esteve presente em eventos como o VMB (premiação da MTV) e o Rock In Rio. E num mundo onde notícias atravessam o mundo em milésimos de segundos, Bruno sabe que a velocidade é um fator importante para conquistar um consumidor. “O principal quando a gente fala em mídia social, é que temos que trabalhar com a velocidade. Se o evento é no sábado ou no domingo, ele tem que estar no ar na segunda-feira. Se o cliente manda uma pergunta, tem que responder em minutos”.

Mesmo aproximando a empresa do cliente, Bruno sabe que as redes sociais podem ser uma pedra no caminho. Da mesma forma que os elogios acontecem, as críticas aparecem. “Se o cliente gosta, ele vai lá e comenta que gostou. Se ele não gostar, reclamar de algum atendimento, ele usa essa ferramenta, que tem até um poder maior para ser negativo do que positivo”, afirmou ao SRZD.

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