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30 de outubro de 2013 - 19:04

Facebook-como-canal-eficiente-de-relacionamento-com-o-cliente-televendas-cobranca

Por: Helder Ruziska

Que o Facebook vem ganhando força no Brasil e se tornou a principal mídia social com um enorme alcance global não é mais novidade para ninguém. E que também é uma excelente ferramenta de divulgação e relacionamento entre Empresa x Cliente, também não precisamos enfatizar.

Mas será que as empresas estão sabendo explorar esse veículo de comunicação?

Diferença entre Perfil de Usuário e Fanpage

É bastante comum uma empresa iniciar sua presença no Facebook com um perfil de usuário, o que nem de longe é o ideal, pelo fato de se limitar a apenas 5.000 amigos por perfil, além do fato que no regulamento do Facebook é vetado o uso de perfis para marcas em geral.

Torna-se muito mais vantajoso para uma empresa, criar uma fanpage do que um perfil, pelo fato de uma fanpage possuir diversos recursos que no perfil de usuário não existem, como ferramentas de estatísticas, diversos aplicativos para o uso de recursos como vídeos, páginas personalizadas e muito mais, como vamos ver em seguida.

Não perca tempo, se sua empresa quer explorar tudo o que o Facebook oferece, o melhor a se fazer é criar uma fanpage.

Como começar uma fanpage

Logo de cara é importante definir alguns pontos principais da sua fanpage, como:

  • O nome a ser usado, que pode levar o nome da empresa ou uma palavra chave (lembre-se que os usuários do Facebook já procuram produtos e serviço em sua busca).
  • A imagem de topo deve chamar atenção do usuário e falar por si só, deixe evidente a sua marca, produto ou serviço de maneira criativa e convidativa.
  • Identifique a melhor URL para seu negócio, exemplo: facebook.com/agenciaex2 (Após 25 fãs, você já pode configurar a sua URL).
  • Caso tenha Twitter ou Youtube faça a integração com o Facebook.
  • As abas abaixo do topo funcionam como um “menu” onde você pode adicionar diversas funcionalidades para interagir com seus fãs.
  • Mantenha contato com seus fãs para, inclusive, receber feedbacks. Pode ser através de um formulário de contato, cadastro para promoções ou uma enquete, que pode te ajudar a conhecer melhor o seu público.

Conteúdo otimizado para fanpage

Ao criar conteúdo para sua fanpage procure direcionar para a sua marca de acordo com as preferências e comportamento dos seus “fãs”. Pensando nos interesses do seu público, acompanhe os resultados de suas postagens, o Facebook possui ferramenta para isso e vai te ajudar nas próximas postagens. Acompanhe também os comentários feitos pelos seus “fãs”.

É muito importante gerar um conteúdo relevante e de qualidade, mas é melhor ainda se tiver um bom público para oferecer esse conteúdo.

Criando e aumentando o público da sua fanpage.

Uma dica muito útil é depois da fanpage criada, trabalhar para conquistar fãs, faça promoções, Facebook ADS (ferramenta paga, porém com excelente preço) e utilize de novas estratégias para obter o maior numero de fãs.

Quer mais dicas para aumentar o numero de fãs?

Anúncios pagos do Facebook

O Facebook ADS além de baixo custo (pelo menos por enquanto), lhe oferece a vantagem de segmentar o perfil de usuário que você deseja atingir, por exemplo: idade, sexo, região, escolaridade e muito mais.

Coloque uma opção de curtir na sua assinatura de e-mail

Quantos e-mails você troca por dia? E muitas vezes é com um cliente que seria ótimo que se tornasse seu fã. Então aproveite as oportunidades, é bem simples acrescentar um link e fazer com que todos saibam que você tem uma fanpage.

Fanpage no seu e-mail marketing ou newsletter

Da mesma maneira que é uma grande oportunidade colocar o link da sua fanpage na assinatura de e-mail, porque não também incluir nos e-mails marketing que você já envia? Outra ideia é criar campanhas com promoções direcionadas para sua fanpage e divulga-las também por e-mail marketing.

Impressos gráficos

Já que você inclui seus meios de contatos, como site, e-mail, telefone e endereço, não deixe também de incluir a sua fanpage em todos seus impressos, seja folder, catálogo, cartão de visita ou flyer.

Outra dica

Aproveite também espaços físicos, principalmente com grande movimentação de pessoas, para mostrar a fanpage de sua empresa.

Agora é hora de obter todas as vantagens de um canal de relacionamento com seus clientes, na maior rede social!

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1 Comentário
  1. Olha o que eu achei.

    Priscila em 21 de novembro de 2013 - 09:12

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