fev
26
26 de fevereiro de 2013 - 21:49

FBI-usa-redes-sociais-em-busca-de-fraudes-financeiras-televendas-cobranca

Por: João Kurtz

Dois agentes do FBI revelaram que a agência procura vestígios de insider trading (prática de negociar ações por indivíduos com acesso à informações privadas) em redes sociais como o Facebook e Twitter. April Brooks e David Chaves coordenaram a operação chamada “Perfect Hedge”, que resultou na condenação de mais de 60 agentes de fundos de cobertura, analistas e consultores industriais.

Eles explicam que não é fácil prever a próxima onda de fraudes de segurança, mas os avanços recentes nas tecnologias e nas formas de monitoramento das redes sociais têm facilitado o trabalho. “As mídias sociais e o Twitter têm um papel cada vez maior”, explicou Brooks, que é o agente especial responsável pelo escritório de Nova York do FBI. “Qualquer tipo de nova tecnologia, ou mesmo as que não existem hoje, se houver uma forma de explorá-la, estes indivíduos farão”, concluiu.

Pesquisas indicam que o Twitter pode ser usado como um indicador antecipado de mudanças nas intenções de investidores acerca de algum estoque ou mercadoria, o que permite que os dados sejam utilizados para prever flutuações de preços no mercado.

Esta não é a primeira vez que uma agência governamental monitora redes sociais. No início do ano, o próprio FBI pesquisava a criação de um aplicativo que poderia sondar redes como Facebook, Twitter e MySpace, assim como outros feeds de notícias para melhorar a inteligência em tempo real para medidas de segurança atuais e emergentes.

Outro documento, divulgado pela agência no início do ano, dizia que “análise de inteligência geralmente usa mídias sociais como dica de que uma crise ocorreu, coletando detalhes com testemunhas oculares, detectando direções e prazos que a crise possa seguir e pode, inclusive, servir de evidência para uma investigação, já que é uma parte integrante das operações de inteligência”.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: