
Especialista afirma que um profissional responsável por gerenciar redes sociais de uma pequena empresa deve ter características multidisciplinares
Editado por Camila Lam
Qual é o perfil ideal de um analista de redes sociais?
Respondido por Lucas Diniz, especialista em redes sociais
O mercado de mídias sociais é recente e tem recebido profissionais de diferentes formações, principalmente das áreas da comunicação, marketing e administração. Contratar um analista para fazer o trabalho internamente é a realidade da maioria das pequenas e médias empresas.
Entretanto, mesmo que você contrate uma agência, é importante ter um profissional dentro de sua empresa focado na área. Confira abaixo, algumas características esperadas de quem vai realizar essa função:
1 – Ser criativo
É necessário saber se expressar, mesclando elementos da comunicação escrita com a visual. O profissional deve buscar formas originais de transmitir mensagens que irão, além de comunicar algo, motivar o público a interagir com o conteúdo e repassá-lo para sua rede de amigos. Criatividade para reinventar e adaptar constantemente a forma de comunicação é essencial.
2 – Ser cordial
Com a crescente demanda de atendimento em redes sociais, o analista torna-se responsável por administrar um SAC 2.0. Para isso, precisará conversar, interagir e auxiliar usuários a resolverem problemas. A empatia e a cordialidade ajudam a evitar crises e gerenciar conflitos.
3 – Ser organizado
Criar pautas de conteúdo para diferentes redes sociais, agendar publicações, controlar o fluxo de resposta aos usuários, acompanhar o desenvolvimento de aplicativos e concursos, além de monitorar o que é dito sobre a marca mês a mês e gerar relatórios, exige disciplina e organização. O profissional deve documentar esses processos e acompanhá-los diariamente para uma perfeita execução do trabalho.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.