nov
29
29 de novembro de 2012 - 18:32

Como-a-postura-nas-redes-sociais-influencia-no-processo-de-selecao-televendas-cobranca

Segundo consultora, as empresas se preocupam com as mídias sociais. Deve-se manter imagem por causa do trabalho, diz gerente em Uberaba.

Por: Luiz Vieira

As vagas no mercado de trabalho estão cada dia mais disputadas e os processos de seleção contam com profissionais cada vez mais capacitados. Por isso, os pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora da contratação, é o que afirmou a consultora de recursos humanos, Luciene Villa Maia. De acordo com a especialista de Uberaba, no Triângulo Mineiro, detalhes como postagens nas redes sociais podem ser decisivos e o trabalhador que busca uma vaga precisa estar sempre atento ao que divulga.

Segundo a especialista, alguns detalhes precisam ser revistos antes de entregar o currículo em qualquer empresa e até mesmo o perfil dos candidatos nas redes sociais, que são avaliados, assim como a forma em que se comportam na rede. “Em seleções já eliminamos candidatos que não colocaram informações essenciais no currículo como o próprio nome, endereço ou telefone. Durante o processo de seleção o avaliador não tem tempo para ficar indo atrás do candidato e nisso levam vantagem aqueles que entregarem um material completo. Outra questão que é avaliada pelos consultores é o perfil do candidato nas redes sociais. Existem empresas especializadas nisso hoje em dia, que têm essa preocupação em saber qual a relação que as pessoas têm com as mídias sociais. Como elas estão em exposição, isso é usado como critério de exclusão. Na maioria dos casos os candidatos não vão nem saber o porquê foram excluídos no processo, por isso, é preciso atenção com a privacidade nas redes”, alertou.

Para o gerente de marketing de uma grande empresa de confecções em Araújos, no Centro-Oeste de Minas Gerais, Diego Duarte Silva, os cuidados com as redes sociais são essenciais até mesmo para manter uma boa imagem no trabalho. Segundo o gerente, a empresa em que ele trabalha conta com mais de 100 funcionários e, como a relação de amizade com os colegas de trabalho às vezes chega ao mundo virtual, também é preciso cautela para manter a privacidade.

“ É preciso cuidado com tudo, que tipo de fotos você publica e as frases ou comentários também merecem atenção. Não adiciono pessoas que não conheço muito bem. Nas minhas postagens eu tenho um compartilhamento muito grande dos amigos, então não publico qualquer coisa. Você tem que tomar cuidado com aquilo que posta porque aquilo pode virar contra você. Eu acabo carregando a imagem da empresa junto à minha e por isso tenho esse cuidado”, completou o gerente.

Para o auxiliar de transporte rodoviário, Rogério dos Reis Carvalho, de fato é preciso atenção com as redes sociais na hora de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho. Desempregado há três meses, o trabalhador procura uma nova oportunidade no setor de transportes e, na peregrinação pelas empresas, entrega currículos em uma rotina planejada. “Tenho procurado empresas do setor e vou naquelas também que os amigos indicam que estão com vagas em aberto. Nas empresas busco sempre me apresentar para o responsável pelo setor. Quanto ao currículo coloco apenas as principais informações, pois sei que os avaliadores querem apenas o principal. Tenho um certo cuidado com as redes sociais também, evito colocar fotos ou algum tio de comentário que depois eu sei que será avaliado por alguém e que poderá me prejudicar”, disse Rogério.

Para o gerente de uma loja de uma rede de vestuário que atua em diversas cidades do Triângulo Mineiro, São Paulo e Goiás, Joabe Vieira Queiroz, a postura na hora de entregar o currículo também é um critério para selecionar os novos contratados. De acordo com ele, as atitudes do profissional contam na hora de escolher os trabalhadores. “Na apresentação da pessoa, na hora de entregar o currículo, avaliamos o candidato. A maneira como ele se veste, mas não se está vestido com roupas caras nada do tipo, são detalhes, se está limpo, apresentável. Por exemplo, recebi um candidato que veio entregar currículo para vaga de segurança da loja e quando veio se apresentar estava usando um boné virado para trás, isso não contou pontos para o candidato. Outra questão é em relação ao currículo entregue por terceiros, você não coloca na sua casa uma pessoa que você nunca viu. Outro ponto é o candidato ir sozinho na hora da entrega do currículo, isso é bom, pois ali mesmo já fazemos uma entrevista com ele e se estiver acompanhado isso pode atrapalhar”, disse o gerente.

Já na hora da contratação, o gerente também orientou para os cuidados que a pessoa precisa ter em relação às redes sociais. “O tipo de perfil e como a pessoa se comporta nas redes sociais é avaliado. Pelos perfis é possível ver como a pessoa se portava em relação ao último local de trabalho, por exemplo, e isso conta pontos. Lá conseguimos ver também informações que constam também no currículo e que pesam muito, como quanto tempo o trabalhador passou nas últimas empresas em que trabalhou. Com isso vemos se é uma pessoa que não fica mudando muito de emprego”, completou.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: