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23 de outubro de 2012 - 20:04

Como-fazer-criticas-construtivas-ao-seu-chefe-sem-sair-prejudicado-televendas-cobranca

Por mais que tenham um discurso de que críticas são importantes para o aprimoramento, muitos chefes não aceitam opiniões dos profissionais. Encontre algumas maneiras de fazer isso.

Muitos profissionais sabem o quanto é arriscado oferecer feedback ao seu chefe, ou críticas construtivas, já que as pessoas não sabem lidar com esse tipo de avaliação, normalmente. Por mais que tenham um discurso de que críticas são importantes para o aprimoramento, muitos chefes não aceitem os comentários de seus próprios subordinados. Escolher entre fazer ou não o feedback é uma decisão que deve partir da análise de seu ambiente de trabalho, cultura e padrões de comportamento dos colegas.

1. A pessoa certa Pode parecer que seu chefe é a pessoa certa para tal crítica ou comentário, mas é recomendável que você avalie a hierarquia da empresa para que não passe na frente de ninguém e seja prejudicado. Analise quais são as atitudes que seus colegas normalmente adotam e veja as repercussões dessas ações. A partir dessa análise identifique a pessoa certa com quem você deve conversar.

2. A solução O problema que você identificou pode não ser tão simples de resolver. Pode até mesmo acontecer de seu chefe saber dessa falha, mas não ter opções para solucioná-la. Antes de fazer qualquer crítica, procure identificar tentativas de solução que seu chefe possa ter empregado. Você deve saber das circunstâncias e implicações antes de falar do trabalho de outra pessoa, especialmente do de seu chefe. Talvez seja mais produtivo chegar com uma sugestão de solução do que com uma crítica.

3. Se você for novo funcionário Todo início de trabalho é complicado. Por conta disso, é importante que você escolha com cuidado o tipo de base que quer dar para que as pessoas construam a imagem que formam de você. Talvez seja melhor arriscar e fazer seus comentários, ou é mais recomendável que você espere mais tempo para conseguir assimilar o conjunto de aspectos que formam e envolvem esse problema, para então ter credibilidade suficiente para apontá-lo, juntamente com alguma sugestão, é claro.

4. Garanta seu trabalho Para que as pessoas escutem suas sugestões e críticas construtivas elas devem confiar em seu desempenho e credibilidade. Isso depende diretamente de como você faz seu trabalho e se envolve com as pessoas do escritório, por isso não fale nada sem que a sua parte esteja perfeitamente garantida.

5. Limite seus comentários Ao invés de criticar tudo relacionado a determinado projeto ou desempenho procure pontuar apenas os pontos principais, mais visíveis e alcançáveis. Isso irá trazer mais crédito para o que você fala e talvez uma abertura flexível para próximas conversas.

6. Pergunte ao seu chefe Uma alternativa é perguntar para seu chefe para quem as sugestões poderiam ser feitas. Você pode falar algo como “Clarice, tenho algumas sugestões sobre o processo de cobrança e gostaria de saber com quem posso conversar sobre o assunto”. A partir da reação de seu chefe você conseguirá perceber a mentalidade que ele possui em relação ao feedback ou críticas construtivas.

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Comentários (4)
  1. Por experiência própria não acredito mais em nenhuma forma de realizar críticas sem a certeza de que haverá retaliação. Toda crítica que envolve a gestão, mesmo na melhor das intenções em consertar o problema ou melhorar um processo, acaba sendo mal interpretada e podada pelo chefe. Minha conclusão, ao longo de muitos anos de trabalho, é a de que o EGO dos chefes é maior do que qualquer boa idéia. Já vi muita gente grande ficar mordida e injustiçar bons funcionários que opinam e sugerem melhorias de forma mais crítica e incisiva, portanto, não importa o quão verdadeiras sejam suas críticas, guarde-as para si, se deseja manter seu emprego. Simples assim, quando quiser sair poderá comentar aos sete ventos…

    Sueli em 25 de outubro de 2012 - 20:50
  2. Muitas vezes uma crítica construtiva é mal interpretada,aí o crítico sofre as consequencias…

    Gostei deste artigo! em 25 de outubro de 2012 - 10:11
  3. Olha, no meu caso,não leve a mal, mas foi tudo ao contrário: por exemplo,já fiz críticas em ambiente privado e caiu super mal, mesmo com jetinho…evitei compartilhar intimidades e a pessoa me perseguiu;compartilhei algo pessoal e a pessoa usou depois contra mim…enfim,parece que havia mais elementos fora da percepção da situação.

    CAPITU em 24 de outubro de 2012 - 21:40
    • no fundo chefe nenhum aceita critica. por que?
      por que acham que o cargo é o motivo de perfeicao, que fazem tudo 100 por cento.
      me apresentem 1 chefe q recebe critica de funcionario e q nao persegue o cara depois.
      ja falei e digo, algumas empresas pedem pra falar a verdade mas gostam de ouvir mentiras!

      mariinha em 27 de outubro de 2012 - 19:08

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