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Redes sociais, alguém não usa?

por: Angelica Balthasar
fonte: Administradores.com
16 de outubro de 2012 - 20:05

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59% das empresas brasileiras utilizarão no ano de 2012 ações no mundo on-line, destes 27% dos orçamentos digitais serão voltados para anúncios nas redes sociais.

Por: Fernando Coelho

Redes sociais! Alguém tem duvidas da eficiência dessa ferramenta (ou ferramentas, já que se trata de plataformas diversas)?

Ela está presente na vida da maioria dos brasileiros e grandes marcas utilizam-se dessas estratégias digitais para potencializar sua comunicação, para termos uma noção segundo o Portal Lógica Digital, 59% das empresas brasileiras utilizarão no ano de 2012 ações no mundo on-line, destes 27% dos orçamentos digitais serão voltados para anúncios nas redes sociais (Twitter, You Tube, Facebook, Linkedin, Etc).

O fato é que as marcas (gestores e colaboradores) precisam urgentemente conhecer essas ferramentas e utilizarem ao seu favor, afinal de contas só no Brasil o consumo digital gira na casa dos 5 bilhões de reais ao ano.

Aqui vão algumas dicas para gestores e vendedores se relacionarem adequadamente nas redes sociais:

Responda aos seus clientes – Esta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, as pessoas estão perguntando por que estão interessadas. Você está correndo o risco de perder clientes quando não responde.

Recompense seu cliente – Quando se identifica um cliente que tenha algum tipo de entusiasmo em relação ao seu negócio, você pode recompensá-lo com um cupom de desconto, um presente ou algo parecido. Isso não é gasto, é investimento – pense a longo prazo.

Promova seus clientes – Encontre formas de promover seus clientes nas mídias sociais. Ex: eleger o cliente da semana na sua página no Facebook, compartilhe a felicidade do seu clientes ao adquirir seu produto.

Agradeça a seus clientes. As pessoas gostam de se sentir apreciadas, uma nota de agradecimento faz alguém se sentir especial. Se seus clientes dizem coisas legais sobre você no Twitter, diga “obrigado!”.

Convide seus clientes para eventos off-line. Se ocorrer um evento local, na sua loja, por exemplo, por que não convidar seus clientes?

Escreva e comente nos perfis de seus clientes nas redes sociais – Se seus clientes escrevem sobre você em seus blogs, você pode responder deixando um comentário, ou ainda passar no seu Facebook e dá um oi. Relacionamento on e off possuem a mesma relevância.

Trate cada cliente de forma especial – Seus clientes querem ser mimados. Quando @thomasmarzano postou no Twitter que tinha uma banheira enorme em seu quarto de hotel no Four Seasons, deram-lhe um pequeno presente para ele poder usar na banheira, eles até escreveram um bilhete personalizado.

Desculpe-se se fez algo errado – É importante assumir os erros e agir de forma transparente.

Faça algo exclusivo – A Heineken, em agradecimento à marca de 1 milhão de “likes” em sua página no Facebook, lançou um novo filme chamado One Million Heineken Hugs (um milhão de abraços). Já a Porsche decidiu homenagear seu primeiro milhão de fãs gravando seus nomes em um automóvel que foi exposto no museu da empresa em Stuttgart, na Alemanha.

Serviço ao cliente é importante – Usar as mídias sociais para incrementar os serviços prestados aos clientes é uma ótima estratégia. A @ USAirways optou por não responder aos seus clientes no Twitter, isso não foi nada bom para a empresa. Então, que tal sua Fanpage ser um SAC digital?

Surpreenda seus clientes – Todo mundo adora surpresas, é o que Pretzel Crisps fez – eles entregaram lanches aos clientes pessoalmente.

Pergunte a seus clientes para obter feedback – Por vezes, os clientes têm ideias e sugestões em suas mentes que desejam compartilhar. Feedbacks são muito valiosos para melhorar o seu negócio, perguntar e você o terá.

Torne as coisas fáceis para os clientes – Se os clientes têm problemas ou dúvidas, facilite ao máximo. Ofereça uma maneira simples e rápida para eles te encontrarem em sites de redes sociais.

Ser social – Não se esqueça disso. Seja humano no mundo digital

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