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29 de junho de 2012 - 0:01

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Aproveite o poder das redes sociais para dar um gás em suas campanhas de e-mail marketing

Por Leanne Leourneau

Bons profissionais de marketing sabem que aproveitar o poder das redes sociais maximiza o valor de campanhas de marketing online, aumenta o alcance de campanhas de e-mail marketing e amplia a conversa com o consumidor, aumentando a consciência da marca.

Para o envio de mensagens de boas vindas até mensagens regulares de descontos e promoções que podem levar a uma compra, o e-mail é o canal que exerce maior influência se comparado com os outros. Entretanto, ao usar uma estratégia multicanal, o processo de levar os consumidores da área do conhecimento de sua marca para o engajamento é acelerado. Profissionais de marketing têm o costume de usar a grande abrangência das redes sociais para aumentar e melhorar suas listas de e-mail marketing.

Dados recentes mostraram que, dos mais de 400 milhões de usuários diários do Facebook, 50% estão conectados às marcas e 36% postam algum conteúdo sobre uma marca em suas redes sociais. Se as pessoas estão falando sobre sua marca em sites como Facebook, Twitter ou Linkedin, então você deveria estar presente ali. Aproveitar-se dessas conversas nas redes sociais ajuda os profissionais de marketing a aperfeiçoar sua comunicação via e-mail para que se torne mais personalizada, engajada e altamente direcionada, de maneira que se destaque em uma caixa de entrada que está sempre lotada.

Abaixo estão listadas 5 dicas para ajudar os profissionais de marketing a aproveitar o poder das redes sociais em suas campanhas de e-mail marketing:

1. Desenvolva uma estratégia que combine redes sociais e e-mail: Inclua diretrizes sobre planejamento, conteúdo e regras para engajamento. Faça um brainstorming e mapeie como as redes sociais podem tornar suas campanhas de e-mail marketing mais relevantes.

Muitas marcas ainda precisam conectar suas estratégias de e-mail marketing e redes sociais, diminuindo as chances dos consumidores serem impactados com duas opções diferentes de interação com a marca por esses canais. As marcas deveriam promover uma interação que tenha sinergia entre os dois canais.

2. Socialize sua audiência de e-mails: Coordene seus esforços de aquisição entre canais de modo a sempre promover valor à relação. As marcas devem ter uma abordagem coordenada e conectada entre os canais. Crie campanhas específicas para encorajar seus destinatários de e-mails a se tornarem ativos nas redes sociais. Compartilhe campanhas de e-mail de ofertas, lançamentos de produtos e competições nas redes sociais, de modo a incentivar os usuários a se cadastrarem em sua lista de e-mail marketing.

3. Faça de maneira fácil: Socialize sua marca e estimule seus consumidores a compartilhar conteúdo através de todos os canais digitais. Utilize botões de compartilhamento em algumas partes das suas campanhas via e-mail, para que os leitores possam compartilhar trechos do seu conteúdo. Inclua também links para que seu leitor possa compartilhar a mensagem nas redes sociais, encaminhar para amigos e, principalmente, disponibilize comentários e notas que outros consumidores atribuíram aos seus produtos.

4. Inclua feedback em tempo real de conteúdo gerado por outros usuários das redes sociais em seus e-mails: Tenha certeza de que o conteúdo é relevante e engajador e alimente isso com conteúdo em tempo real. Consumidores adoram transparência.

Antes de realizar uma compra, muitos consumidores irão fazer uma pesquisa, que se baseia muito nas opiniões, percepções e experiências de outros. Aumentar o interesse do consumidor é algo que se alcança ao focar e demonstrar as vantagens e benefícios do seu produto e da sua marca. As redes sociais se encaixam perfeitamente nesse contexto, especialmente através das publicações e endosso que outros consumidores dão a sua marca. Ao incluir esse tipo de comentário em campanhas de e-mail, profissionais de marketing podem trazer essa conversa para a caixa de entrada.

5. De poder aos influenciadores das redes sociais: O primeiro motivo que leva os consumidores a seguirem uma marca nas redes sociais é receber ofertas e descontos especiais. Recomendações de amigos são uma motivação parcial para seguir uma marca, aparecendo em segundo plano.

Um bom exemplo pode ser visto na campanha que uma marca de artigos esportivos realizou nos Estados Unidos, que teve como base apenas sua lista de e-mail marketing. Os consumidores foram convidados a “curtir” a marca no Facebook e procurar na página dela a primeira parte de um código. Em seguida, os consumidores eram convidados a seguir a marca no Twitter e deveriam procurar a outra parte do código lá, onde também haviam detalhes de como proceder em seguida. O último passo era enviar uma mensagem de texto com o código para a marca completando a “caçada” e conseguindo em, retorno um desconto de 15% em qualquer item adquirido.

Transforme seus fãs em um exército voluntário de marketing e aumente as recompensas através de cupons, descontos e outros incentivos. Você saberá quando sua campanha foi um sucesso, ao observar seus consumidores compartilhando suas mensagens em diversos canais na internet.

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1 Comentário
  1. Lucilene de Sá em 03 de julho de 2012 - 15:53

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