Jul
26
25 de julho de 2018 - 18:08

7-franquias-para-quem-quer-trabalhar-pelo-whatsapp-televendas-cobranca

Quer trabalhar enquanto coloca o papo o dia? Nestes negócios, o WhatsApp funciona como mais um canal de comunicação e vendas.

Por: Mariana Fonseca

O WhatsApp é uma febre entre os brasileiros: ele é o comunicador instantâneo mais popular no país, com 76% dos assinantes móveis no Brasil fazendo uso regular do aplicativo.

Mas quem acha que o WhatsApp serve apenas para colocar o papo em dia está muito enganado: ele é, cada vez mais, uma parte importante na estratégia das empresas para se comunicar e fechar vendas, por exemplo.

Esse movimento inclui o mundo das franquias: algumas redes já incorporaram o uso do WhatsApp, passando esse modelo aos seus franqueados.

Os principais motivos? Segundo sete franqueadoras consultadas por EXAME.com, três pontos as levaram a adotar o WhatsApp: agilidade nas respostas, facilidade na comunicação com franqueados e maior proximidade com o público-alvo das unidades.

E você, quer tocar seu negócio ao mesmo tempo em que coloca o papo em dia? Confira, a seguir, como o uso do WhatsApp funciona em algumas franqueadoras:

1 – Acquazero

A rede de limpeza ecológica para automóveis Acquazero foi criada em 2009 e possui 242 unidades em operação. Cerca de 180 franqueados da rede usam o WhatsApp.

A franqueadora inclui o aplicativo em sua operação de duas formas: além de manter um grupo para passar informações gerais aos franqueados, também divulga o contato das unidades franqueadas nas redes oficiais da Acquazero.

Os franqueados usam a ferramenta tanto para fechar novas vendas, obtida inclusive a partir dessa divulgação, quanto para manter os clientes fidelizados próximos.

Além do WhatsApp, a empresa orienta os franqueados a criarem uma página no Facebook e no Instagram.

Para este ano, a Acquazero espera chegar a 350 unidades.

Investimento inicial: 3,5 mil reais

Prazo de retorno: 6 meses

2 – Elefante Verde

O Elefante Verde é uma rede de franquias criada em 2010 e voltada para impulsionar pequenos negócios na internet, por meio da venda de ferramentas de marketing digital.

Ao todo, são 56 unidades em operação – e todas fazem uso do WhatsApp. A comunicação diária com os clientes acontece por meio do aplicativo: os franqueados tiram dúvidas e oferecem novos produtos. Eles também usam outras redes, como Facebook e Instagram.

Para este ano, a Elefante Verde pretende chegar a 75 unidades.

Investimento inicial: 21 mil reais (cidades com até 75 mil habitantes)

Prazo de retorno: 12 a 18 meses

3 – Franquia de Precatórios

A Franquia de Precatórios procura pessoas que tenham dinheiro a receber do governo (os chamados precatórios), mas que não estão dispostas a esperar até o pagamento. O franqueado atua como um braço comercial da franquia e negocia com o detentor do título a venda deste.

A rede possui 31 unidades em operação. Na sua estratégia, o WhatsApp entra como um canal de contato com o interessado na venda do precatório. Segundo a rede, o app torna a aproximação mais fácil, o que adianta o fechamento do negócio.

80% dos contatos para tirar dúvidas ou colher informações são realizados pelo WhatsApp – e todos os franqueados fazem uso dele. Além dessa ferramenta, telefone, e-mail, e visitas presenciais também fazem parte da rotina de quem tem uma unidade da Franquia de Precatórios.

O WhatsApp também é ferramenta para viabilizar treinamentos e suporte ao franqueado: o envio dos materiais aos interessados em investir no negócio é feito pelo aplicativo, por exemplo. Essa prática aumentou em aproximadamente 35% a conversão de franqueados.

Investimento inicial: 6 mil reais

Prazo de retorno: 6 meses

4 – Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma rede de franquias criada em 2012, especializada em serviços de limpeza e cuidados domésticos. Hoje, o negócio conta com 154 unidades em operação.

Cerca de 140 franqueados utilizam o WhatsApp. A ferramenta serve para três funções: vendas, relacionamento com o cliente e suporte aos franqueados.

Além do aplicativo, a rede também usa um site, um e-mail corporativo e um aplicativo próprio para a cotação e o fechamento do serviço.

A Maria Brasileira pretende chegar a 250 unidades este ano.

Investimento inicial: 19,9 mil reais (cidades com até 50 mil habitantes)

Prazo de retorno: 12 a 14 meses

5 – Mordidela

A Mordidela é uma rede de franquias de pequenas porções de doces e salgados, voltadas para as classes mais populares. Hoje, 58 unidades estão em funcionamento e todas usam o WhatsApp.

A adoção do aplicativo começou como uma forma de mandar promoções diárias aos clientes. Hoje, o WhatsApp também é usado como suporte ao delivery. Segundo a rede, além de garantir proximidade com o cliente, o app reduz o gasto de tempo com ligações.

A expectativa da Mordidela para este ano é abrir mais 120 lojas.

Investimento Inicial: 79,9 mil reais

Prazo de retorno: 12 meses

6 – San Martin

A San Martin é uma corretora de seguros fundada no ano de 1995 e que entrou para o franchising só em 2014. O negócio possui 302 unidades em operação, em 23 estados.

O WhatsApp é usado como ferramenta para prospecção de clientes: a San Martin desenvolveu anúncios que são encaminhados aos contatos acumulados da rede, tornando o franqueado conhecido pelos clientes e aumentando a sua rede de relacionamento. De cada dez clientes que contratam algum seguro pela San Martin, sete foram prospectados pelo WhatsApp. O WhatsApp também é uma forma de comunicação entre o franqueado e a franqueadora.

Todos os franqueados usam o app para falar com a rede, enquanto 270 deles o usam para a prospecção de clientes. A empresa também utiliza e-mail e telefone corporativo.

Investimento inicial: 26,9 mil reais

Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

7 – Vazoli

Fundada em 2008, a Vazoli atua no segmento de serviços financeiros, oferecendo créditos e financiamentos, por exemplo. Em 2011, a empresa entrou para o franchising.

Atualmente, há 93 unidades em funcionamento. Todas utilizam o WhatsApp para a prospecção de clientes: por exemplo, para agendar visitas ou enviar cotações de produtos.

O aplicativo atua como complemento do canal de suporte comercial e operacional da rede, trazendo mais agilidade e facilidade em questões urgentes ou simples, diz a Vazoli. A franqueadora também tem um grupo de WhatsApp com seus franqueados, trocando informações sobre operação e práticas de vendas, por exemplo.

Para este ano, a expectativa da Vazoli é abrir 20 novas unidades.

Investimento inicial: 50 mil reais

Prazo de retorno: 8 a 15 meses

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: