Mar
12
11 de março de 2015 - 18:06

Analisar-ou-nao-o-conteudo-de-sms-para-filtrar-spam-eis-a-questao-televendas-cobranca

Por: Fernando Paiva

Uma das principais discussões levantadas durante o seminário “Fraude e abuso de SMS”,  em São Paulo, foi a possibilidade de se reduzir o spam por mensagem de texto adotando-se filtros que avaliam o conteúdo das mensagens. Nos EUA, uma plataforma da Syniverse que realiza essa tarefa de forma automática, sem identificação dos usuários, conseguiu reduzir o volume mensal de spam por SMS em 80%, período em que a quantidade de mensagens de texto bloqueadas pelas principais operadoras daquele país caiu de 22 milhões para 4,7 milhões por mês.

No Brasil, contudo, a legislação local impediria tal monitoramento do conteúdo das mensagens, ainda que para proteger os usuários de spam, caso não haja a autorização expressa do consumidor para tal. A saída seria, portanto, obter essa autorização. Vale lembrar que esse tipo de mecanismo já é adotado em filtros antispam para email em provedores de Internet, serviço que inclusive é vendido ao consumidor, fazendo muitas vezes parte do pacote de acesso à web. Em mobilidade, essa tarefa poderia ser incluída como cláusula no contrato de telefonia celular assinado pelo consumidor. Ou então autorizada por meio de um opt-in por mensagem de texto, sugeriram advogados presentes no evento.

Representantes das operadoras comentaram sobre a importância de serem tomadas ações em conjunto, não isoladas. Foi citado o exemplo do Canadá, onde uma operadora adotou um filtro antispam antes das outras, fazendo com que os fraudadores migrassem para as demais teles, aumentando consideravelmente o volume de spam nas outras. Foi proposta também a consulta à ABR Telecom, entidade que hoje cuida da gestão da portabilidade numérica e tem todas as operadoras como membros do seu conselho. A ABR poderia ser o canal para a instalação de tal filtro, contratado em conjunto por todas as telas para bloquear spam por SMS.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: