set
05
05 de setembro de 2012 - 0:03 - atualizado às 0:14

Cidade-implanta-marcacao-de-consulta-medica-com-confirmacao-por-SMS-televendas-cobranca

Por: Marcelo Brandão

A Secretaria Municipal de Canoas, Rio Grande do Sul, adotou o SMS nos processos de marcação de consultas e teleagendamento. O processo ocorre da seguinte maneira, conforme explica Victor Toledo, analista de TI da GS, empresa de desenvolvimento de software para gestão de saúde. “Quando a pessoa se cadastra em algum posto de saúde do município, seu contato fica no nosso sistema (ela é questionada se deseja ou não fornecer o número de celular para o recebimento do SMS); a partir de então, ela começa a ser informada por SMS um dia antes de sua consulta”.

Victor explica que o primeiro lote de SMS foi enviado comunicando que o teleagendamento estava disponível por telefone, indicando o telefone para entrar em contato e marcar as consultas. A partir das marcações realizadas, o paciente recebe, no seu celular, a confirmação da consulta, com o local, a hora e o médico que irá atendê-lo.

O envio é feito por meio de um gateway da Zenvia, empresa de soluções para mensagens móveis no Brasil. A implementação do Gateway da Zenvia no sistema da GSH foi muito fácil, conforme explica Toledo: “Em uma semana fizemos os testes de integração e, na semana seguinte, realizamos os disparos. Foi fácil”. O uso do SMS faz parte do sistema de teleagendamento desenvolvido pela empresa.

Resultados

Além de acabar com as longas filas, a adoção do sistema GSH contribuiu para uma gestão mais eficiente nos postos de saúde.

No primeiro mês do teleagendamento, foram 42.523 consultas básicas marcadas com médico da saúde da família, pediatras, ginecologistas e dentistas; 9.953 consultas especializadas agendadas; 14.502 pessoas com um ou mais exames marcados; e 50.356 ligações ao sistema. Além disso, de acordo com Santos, houve uma demanda muito grande de pacientes que, por algum motivo, não iam ao médico, e passaram a procurar o serviço. “Tivemos um acréscimo de sete mil pacientes a mais no mês. Nossa abstenção era de no mínimo 35% nas consultas, e com o SMS caiu drasticamente.”

A cidade de Canoas tornou-se referência para os demais 23 municípios integrantes da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, que congrega uma população de mais de 3,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para Toledo, “Tivemos um excelente retorno com o SMS. Os resultados são palpáveis, e já recebemos vários feedbacks nos parabenizando pela iniciativa do contato direto proporcionado pelo SMS. O objetivo inicial do projeto foi até superado, na medida em que temos 150.000 pessoas cadastradas por mês em nosso sistema”, explica.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: