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O Boleto por Correio ainda é um bom negócio?

por: Marcelo Nogueira
fonte: Redação
28 de junho de 2012 - 1:12

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Olá amigo do Blog Televendas e Cobrança.

Hoje quero explanar sobre um dos meios tradicionais de Cobrança, e que ainda é imprescindível para o mercado de Cobrança: O Boleto por Correio.

Mesmo sendo imprescindível, as empresas de Cobrança tem explorado cada vez mais canais alternativos para envio do Boleto. Por que isto está acontecendo?

Um dos motivos é claro, que está ligado aos custos inferiores que canais alternativos possuem em relação direta aos custos dos Correios. Outro ponto é maior abertura para negociação de contratos que empresas privadas possuem, bem como aplicar SLA’s mais rígidos quanto a desempenho do serviço prestado. Acrescenta-se a isto a evolução tecnológica e a assimilação de consumidores a estas novas tecnologias.

Estes pontos não permitem que desprezemos este canal importantíssimo para o negócio que é o envio de boleto por Correio, mas nos abre outras possibilidades de contatar estes consumidores, oportunidade esta que não podemos desperdiçar. Mas quais são estes meios de contato? Vamos explora-los:

  • SMS: O SMS é cada vez mais difundido como meio eficaz de cobrança, e tem inúmeras possibilidades para reforçar o modelo de cobrança de boleto por Correio, e em alguns casos substitui-lo. Para isto, deve-se explorar o envio da linha digitável (código de barras) via SMS e a interatividade com o Consumidor, através do próprio SMS ou informando um telefone de contato. O Custo da cobrança via SMS é bem inferior ao custo do Correio, mas para que tenha efetividade é importante, tratar sua base de dados de telefone celular (cadastro), a seleção dos consumidores que aceitam este tipo de cobrança e a sua abordagem para cada perfil de Consumidor (frases).
  • E-mail: O E-mail também é um meio bastante eficaz, por conta da difusão da internet e mobilidade em nosso país, e o segredo deste sucesso é manter uma base de e-mails bem atualizada, mas para isto é preciso garantir que sempre que ocorrer um contato do consumidor em sua Central de Cobrança ou Atendimento este dado seja atualizado. Outro ponto importante é selecionar um fornecedor que trate bem do processo de envio de e-mail, seja ágil na construção de seus modelos de mensagem ou boleto e que tenha credibilidade no mercado e com os principais provedores, para evitar que o e-mail, seja classificado como Spam, e vá parar na lixeira. Com certeza se isto ocorrer sua campanha não terá bons resultados. Por fim, tenha a sensibilidade de permitir que o Consumidor escolha outro meio para ser notificado do seu débito. Abra a oportunidade de ele realizar um opt-out deste e-mail cadastrado. Isto trará credibilidade a sua campanha.
  • Hot Site: Este é um diferencial para o resultado de uma campanha de Boleto. Todos os boletos que você envia por Correio, por E-mail ou por SMS podem ser disponibilizados também em um Hot Site de Boletos, ou um Portal de Cobrança. Isto abrirá um horizonte de oportunidades, para que o próprio consumidor consulte seu débito, ou abra uma nova negociação através de uma ferramenta agregada de atendimento (Chat, Voip, Skype) disponíveis no próprio Hot Site. É importante para o sucesso de uma ação como está, que se cuide da construção da segurança da ferramenta, pois ela será pública, estando disponível para qualquer pessoa no mundo consultar. É preciso ter um visual sóbrio, mas atraente para o Consumidor gostar de navegar e por fim ser funcional, isto quer dizer: o consumidor deve sentir facilidade em realizar suas consultas e querer voltar a fazê-las no futuro.

Com estas ferramentas, você poderá reduzir custos com Correio, ou potencializar o retorno de suas campanhas, ampliando seus meios de contato com o Consumidor e valorizado sua marca no mercado.

Bons negócios a todos e até a próxima….

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1 Comentário
  1. A explanação e orientação sobre como diminuir custo de boletos enviado a cliente foi muito
    bom, gostei.

    Reginaldo paz em 28 de junho de 2012 - 16:38

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