Jun
06

WhatsApp e BBM para atender ao cliente?

por: Afonso Bazolli
fonte: Interaxa
05 de junho de 2013 - 17:58

Whatsapp-e-bbm-para-atender-ao-cliente-televendas-cobranca

Por: Marcelo Fernandez

Todos já sabemos da quantidade de pessoas que utilizam o Whatsapp e o BlackBerry Messenger para se comunicar entre amigos ou colegas de trabalho.

Então me pergunto: Seguindo a lógica dos negócios que indica que devemos seguir aos clientes onde quer que eles vão: Não seria uma boa ideia utilizar estes novos canais como meios de atenção e comunicação ao cliente?

Como seria isso? Vamos supor que o usuário queira ter um contato com nosso centro de atenção e simplesmente mande uma mensagem pelo chat para fazer uma consulta.

Observam-se várias vantagens:

Aderência: Estaremos disponíveis. De modo que não fazemos o cliente procurar por nós, procurar pelo número telefônico de contato ou o e-mail. Eles já utilizam este canal diariamente, só acrescentamos o centro de atenção.

Facilidade: É fácil de usar, já que todos utilizam frequentemente e já sabemos que as pessoas sabem como utilizá-lo.

Rapidez: O chat é imediato e também oferece a possibilidade de resposta imediata.

Solidez: Temos a infraestrutura de Whatsapp e de BBM como base, tem pouca instabilidade e grande resultado.

Acessibilidade: O nosso público alvo já está utilizando esta tecnologia.

Praticidade: É o canal mais prático para comunicar-se para muitas pessoas.

Contudo possui uma trava indiscutível: Não é avaliável. Não possui ferramentas para avaliar, monitorar nem controlar o que acontece. Portanto, tem vantagens e é inovador poder contar com isto para os usuários, mas não é uma ferramenta “ótima”, adequada para um centro de contatos.

De todas as maneiras, estejamos atentos, já que novas formas de comunicar-se surgem permanentemente e se inovam para convertê-las em um canal de atenção. Não faz muito tempo, nem pensávamos que o Facebook e o Twitter poderiam ser canais de atenção, porém hoje já o são.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: