Jul
06
05 de julho de 2016 - 18:08

Com-a-computacao-cognitiva-a-judite-pode-entrar-no-menu-dos-servicos-bancarios-televendas-cobranca

Na contramão do robô da ficção científica que domina a raça humana porque aprendeu a pensar, a computação cognitiva pode levar para os serviços bancários uma atendente como a ‘Judite’ do comercial do iFood. Já imaginou um sistema que conhece tanto o cliente que é capaz de interagir a ponto de questionar e ironizar suas solicitações? Pois é, esta foi uma brincadeira que o Vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Afonso Dezena da Silva, fez em sua palestra, no primeiro dia da edição de 2016 do Ciab FEBRABAN.

O fato é que a computação cognitiva diz respeito à capacidade das máquinas entenderem e tomarem decisões, baseada em dados. Tanto o robô dominador como a atendente chata são extremos que além de satirizar a tecnologia, também demostram uma preocupação: as máquinas poderão um dia dominar o homem? Parece que não. Segundo o Cassio Dreyfuss, Vice-Presidente da Gartner Research, é possível garantir que isso não aconteça, utilizando tecnologias logicamente perfeitas, bem como ter preocupações éticas (não substituir o ser humano) e morais.

Dezena da Silva explicou que a quantidade de informações sobre clientes que circula é enorme: mensagens no instagram, redes sociais, etc. Além disso, no Banco do Brasil, são mais de 40 mil transações de clientes por dia, sendo 97% de maneira remota, 32% por smartphone e 28% via internet. Com todo esse volume de dados, as limitações da computação clássica e a capacidade de análise da computação atual não conseguem dar conta do recado. Assim, o Banco do Brasil inicia os primeiros passos da computação cognitiva, agora em 2016, com a integração do BI (Business Intelligence), DW (Data Warehouse), Big Data, com as técnicas de cognição.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: