Apr
17

Inteligência artificial no atendimento ao cliente

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
16 de abril de 2018 - 18:10

Inteligencia-artificial-no-atendimento-ao-cliente-televendas-cobranca

A partir da necessidade de responder, tirar dúvidas e solucionar problemas de forma rápida e efetiva, somada a quantidade de dados e feedbacks recebidos diariamente, as empresas vem procurando por soluções que otimizem este atendimento e que consequentemente não lhe traga maiores custos. Por este motivo, surge uma crescente demanda por softwares de assistentes virtuais inteligentes capazes de melhorar o relacionamento com o cliente, por meio de seus canais online e interativos, como chats web.

De acordo com relatório desenvolvido pela consultoria norte-americana Transparency Market Research o mercado global de agentes virtuais deverá valer mais de US$ 5 bilhões até o ano de 2022. Atenta a esta tendência, a Aivo, empresa que propõe uma nova experiência de relacionamento com os clientes no universo online e dona de solução premium para autoatendimento, disponibiliza o AgentBot, assistente online criado para atender e compreender a linguagem natural que os clientes usam para se comunicar, inclusive gírias e erros corriqueiros de escrita, que acontecem quando as pessoas conversam via chat.

O AgentBot reconhece as diferentes formas de expressar a mesma informação, tudo graças ao seu dicionário próprio, que evolui constantemente com a retroalimentação do sistema feito pelo próprio cliente, além de poder interagir com o usuário de uma forma totalmente diferente da habitual. A Fiat, da Argentina, é um dos clientes da Aivo que utiliza este mecanismo para o atendimento dos visitantes de seu website.

Juntamente com a Aivo, a empresa criou o personagem Luigi, agente virtual que atende as dúvidas dos usuários, informa o preço e as formas de pagamento de seus modelos de veículos e indica a concessionária Fiat mais próxima. Uma constatação que a empresa teve com a utilização do AgentBot é que começaram a surgir várias perguntas que fugiam do escopo do atendimento, e que foram posteriormente implementadas ao seu dicionário próprio. Ou seja, após esta constatação, Luigi passou a ser capaz de responder se gosta de pizza, se gosta do jogador de futebol Messi ou simplesmente se está bem, entre outras

Com a implantação do agente virtual, a Fiat conseguiu reduzir em 75% os seus custos de atendimento e também o tempo de espera de seus usuários.

“O desafio da Fiat é chegar diretamente a todos os clientes que a procuram e fornecer informações úteis antes e depois da compra do veículo. O assistente virtual se tornou uma ferramenta importante para que este atendimento se tornasse rápido e efetivo”, comenta Martin Frascaroli, CEO e fundador da Aivo.

A aceitação de Luigi foi tão grande que no ano passado, a Fiat e a Aivo criaram juntas uma personagem feminina chamada Bianca, dando a oportunidade de o usuário escolher qual agente virtual fará o seu atendimento, além de inserirem Luigi com um novo avatar animado em tecnologia 3D.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: