Jul
16

O “bê-a-bá” das fintechs

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
15 de julho de 2018 - 14:10

O-be-ba-das-fintechs-televendas-cobranca

Você sabe o que é API, cryptocurrency, robô-advisor? Veja um pequeno glossário com os principais termos do universo das fintechs

Por: Ivan Ventura

Jargões são conhecidos em nichos negócios e o mesmo acontece com as fintechs. O site Conexão Fintech produziu uma lista com algumas expressões utilizadas no universo das startups financeiras. Veja:

API – API (Interface de Programação de Aplicações) – É o nome dado ao conjunto de métodos de como os vários componentes de um software devem interagir. Ela é uma interface que roda por baixo dos panos enquanto um usuário usa um aplicativo ou site. É a API que permite a conexão do aplicativo sendo usado com outros sistemas e aplicativos.

Big Data – É um termo abrangente para qualquer coleção de conjuntos de dados tão grande e complexo que torna difícil de processá-los usando aplicativos tradicionais de processamento de dados.

Biometria – O processo pelo qual as características físicas e outras características únicas de uma pessoa são detectadas e registradas por um dispositivo ou sistema eletrônico como um meio de confirmar a identidade.

Bitcoin – É uma tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamentos com cédulas descrita acima. Pagamentos com bitcoins são rápidos, baratos e sem intermediários. Além disso, eles podem ser feitos para qualquer pessoa, que esteja em qualquer lugar do planeta, sem limite mínimo ou máximo de valor.

Cryptocurrency – Uma criptocorrência (ou moeda criptográfica) é um meio de troca usando criptografia para proteger as transações e controlar a criação de novas unidades.

Open Bank: É como ficou conhecido o uso da abertura de APIs dos softwares de uma instituição financeira para permitir que terceiros desenvolvam aplicativos e serviços que se comuniquem com ela. Na internet, a abertura de APIs permite que desenvolvedores criem plugins para um browser, por exemplo, ou que o usuário use o login do Facebook para se cadastrar num site. Isso facilita a vida do usuário, tornando as partes mais maçantes do processo mais rápidas e quase que invisíveis. No universo bancário, a abertura de APIs permite que desenvolvedores criem soluções sem ter de se preocupar em criar o básico dos serviços financeiros que os bancos já possuem. Ele pode partir dali para criar soluções que foquem na experiência do usuário.

Verificação de ID do banco (bank grade ID verification) – Um termo usado para descrever a verificação de identidade que atende aos altos padrões das instituições financeiras para confiabilidade, precisão e segurança.

Os robô-advisors – Os robôs investidores são uma tecnologia em que o setor de investimentos vem apostando no mundo todo. Um dos pontos fortes do modelo oferecido por essa tecnologia é que ela permite atingir milhões de pessoas com um serviço de qualidade que antes era disponível apenas para clientes com altas aplicações. Além disso, pode ajudar pessoas menos especializadas no mercado financeiro a aplicar dinheiro e a entender melhor sobre investimentos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: