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24 de março de 2013 - 16:05

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Cada R$ 1 investido na solução Hunter gera retorno de R$ 15

Um estudo da Serasa Experian aponta que o uso do Hunter, solução antifraude da Serasa Experian, aumenta em 79% a capacidade preventiva das empresas do segmento telecom, o que representa uma economia de R$ 3,77 milhões ao mês. Por ano, as operadoras de telefonia evitam perder R$ 45,3 milhões com a ferramenta.

O estudo revelou ainda que a cada R$ 1 investido pelas operadoras no Hunter, o retorno é de R$ 15. “E este valor sobe para R$ 27 caso haja compartilhamento dos dados”, diz Marcelo Kekligian, presidente de Decision Analytics da Serasa Experian.

A otimização da performance de detecção de fraudes de identidade e a assertividade e agilidade na tomada de decisões proporcionada às telcos pelo uso do Hunter são resultado da proximidade da Serasa Experian com o setor e do consequente conhecimento dos fatores que afetam as operações do segmento, bem como do know-how da companhia no combate a fraude. O Hunter utiliza regras e sistemas investigativos e intuitivos para inibir potenciais ações criminosas nas solicitações de linhas.

O Hunter verifica dados do solicitante, como endereços, números de telefone e e-mails. “A apuração levanta inconsistências entre os pedidos ou a existência de múltiplas solicitações por parte de um mesmo CPF ou CNPJ”, diz Kekligian. Segundo o executivo, um dos méritos do sistema é a geração de alertas indicativos de atividades potencialmente fraudulentas diante de informações que, com a aplicação de métodos antifraude tradicionais, não seriam detectadas. “O Hunter permite à operadora barrar criminosos antes que se tornem clientes”, alerta Kekligian. “É a maneira mais eficaz de impedir danos à lucratividade e ao desempenho das empresas, contribuindo para o crescimento sustentável do segmento”, afirma.

Uma das chaves dos bons resultados do Hunter é o registro eficiente dos pedidos suspeitos. Ele cria uma base de dados captando ocorrências em diferentes áreas de negócios, identificando padrões e tendências fraudulentas em carteiras de outros produtos e serviços. O procedimento se torna eficaz graças ao cruzamento e compartilhamento de informações com estas características entre usuários da própria solução. “Este intercâmbio estabelece vantagens econômicas e detecção de maiores volumes de fraude”, analisa Kekligian. A automação do sistema também garante operações mais ágeis, com redução do tempo de análise de propostas em até 22%.

Vários tipos de contravenções podem ser combatidos com a utilização do Hunter. A fraude de identidade é a mais comum. Praticada por grupos organizados, caracteriza-se pelo uso de documentos falsificados, que passam como legítimos em averiguações menos técnicas. Outro exemplo são as informações equivocadas, fornecidas deliberadamente pelos criminosos para manipular a aquisição da linha. Da mesma forma, o uso de endereços falsos ou parciais está entre as manobras comuns.

Operação

O Hunter tem sofisticados algoritmos para combinação de dados, imputando inteligência ao processo. “O sistema sustenta um ciclo contínuo de prevenção, detecção e investigação de fraudes e a consequente melhoria das operações.” Outro fator que eleva o grau de confiabilidade da ferramenta é a fácil integração com o portfólio de soluções antifraude e de crédito da Serasa Experian. O Hunter também apresenta versões para bancos, empresas de cartões de crédito e automotivas, financeiras, seguradoras e varejo.

Decision Analytics

A prevenção a fraudes é um dos focos da área de Decision Analytics da Serasa Experian. “Protegemos nossos clientes ao detectar e prevenir fraudes em cada estágio do ciclo de negócios”, ressalta Kekligian. A proteção fica por conta do trabalho de consultores especialistas no tema, com significativa experiência na área. Alguns profissionais da equipe já desempenharam funções similares em grandes instituições do mundo. “Eles entendem os desafios específicos e fornecem orientação prática tanto para uma solução imediata como para uma avaliação mais completa do programa de prevenção.” Segundo o executivo, a prática ajuda as empresas no equilíbrio da ocorrência de fraudes, maximizando a receita e a produtividade e conquistando a satisfação e a confiança do cliente.

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