Por: Karen Teodoro
Sem clientes nenhum negócio prospera. Fato. E o que você está fazendo para atrair mais clientes? Aqui vão 10 estratégias fundamentais que se você ainda não pratica, pode começar a fazer imediatamente:
1. Entenda sua empresa. O que a torna única? O que ela oferece que ninguém mais oferece? Faça uma lista com seus pontos forte e fracos, e pense em como potencializar um e neutralizar outro.
2. Conheça seu cliente. Quem são eles? Onde estão? O que desejam? Como se comportam? Crie um perfil do seu cliente ou dos 3 principais, separando por categoria.
3. Exponha sua marca. Mantenha-se no radar das pessoas e quando elas precisarem vão se lembrar da sua marca. Espelhe-se na Coca-Cola, marca consagradíssima com mais 100 anos de mercado, nunca para de anunciar. Quando ela parar, você para.
4. Comunique a mensagem certa. Diga a seus clientes porque eles deveriam fazer negócio com você. Comunique seus pontos fortes e fale a língua deles, de forma natural, objetiva e verdadeira.
5. Conte a história da empresa. Todo negócio tem fatos e elementos em sua trajetória que podem encantar e agregar valor à sua marca. Com técnicas de Storytelling, conte histórias relevantes, interessantes e acima de tudo, verdadeiras.
6. Mantenha relacionamento. Seja próximo, ouça, interaja, agrade e ensine seu cliente a comprar, dê informações e dicas que podem melhorar a vida dele. Vá além da relação eu vendo – você compra.
7. Utilize depoimentos de clientes. Depoimentos genuínos de clientes satisfeitos criam uma imagem positiva da sua marca e outras pessoas e acabam atraindo potenciais clientes se identificam com as experiências contadas.
8. Resolva problemas. Jamais seja omisso e ignore um feedback. Seja transparente e se redima frente a eventuais problemas. A propaganda boca a boca negativa pode ser mais arrasadora que uma investida do concorrente.
9. Entregue a promessa. Prometeu tem que cumprir. Certifique-se de que o que foi prometido na mensagem seja entregue e que o cliente esteja consciente disso. Preocupe-se em surpreender e não frustre expectativas.
10. Utilize as redes sociais. Explore o potencial das plataformas digitais. Mas faça isso com inteligência e de forma adequada, utilizando os recursos de cada rede social a seu favor. E mais: mantenha todos os perfis atualizados.
Agora uma dica bônus: Não foque na venda imediata. Agregue clientes, não apenas consumidores. Construa uma relação de valor com as pessoas, conquiste. Isso é um processo contínuo, leva tempo, mas é um círculo virtuoso que só traz resultados.
Então, mãos à obra. Adapte as sugestões ao seu negócio, execute cada estratégia da melhor forma que puder e avalie os resultados. O importante é agir para atrair novos clientes e manter os atuais sempre cativos.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Foram muito boas as dicas mas no meu ramo preciso de dicas de promoções para supermercado, de como atrair mais clientes e dicas de telemarketing. SMS aos clientes e como conseguir patrocínios para layout de Loja.